terça-feira, 16 de dezembro de 2008

Algumas dicas...

Seguir a prescrição médica é sempre mais fácil se você solicita a ajuda de um farmacêutico. Este é o profissional capacitado para informá-lo sobre os medicamentos, reações adversas e interações medicamentosas. O farmacêutico está sempre disponível para solucionar as suas dúvidas e orientá-lo em relação a seu tratamento.

Deveres do Farmacêutico

1. Estabelecer, nos serviços de saúde, os medicamentos que devem ser utilizados em conjunto com os médico;

2. Estabelecer com o médico os medicamentos devem ser utilizados nos serviços de saúde; (substituir)

3. Orientar o médico e outros profissionais de saúde com informações sobre os medicamentos;

4. Aconselhar os pacientes e o público em geral quanto ao uso de produtos farmacêuticos;

5. Informar adequadamente os pacientes e o público em geral sobre os efeitos indesejáveis (colaterais) dos produtos farmacêuticos e acompanhar as conseqüências de sua utilização, em colaboração com outros profissionais de saúde;

6. Contribuir para a melhoria da qualidade de vida e atuar na prevenção de doenças por meio de campanhas, como por exemplo, de controle de hipertensão arterial e do diabetes.

Usando o medicamento adequadamente e com segurança

Os medicamentos devem ser administrados exatamente como foram prescritos. Siga corretamente as instruções do seu médico. Alguns medicamentos, por exemplo, não são eficazes se forem administrados durante as refeições, enquanto outros devem ser administrados exatamente nestes horários.

1. Informe seu médico se novos sintomas aparecem após o início do tratamento.

2. Se você não tomou o medicamento adequadamente, fale com seu médico, pois falhas no tratamento podem acarretar piora da sua saúde. Se você não contar ao seu médico, ele não entenderá porque os sintomas não desaparecem e poderá aumentar a dose do medicamento sem necessidade ou mesmo mudar de medicamento, pondo em risco a sua saúde.

3. Algumas associações podem ser perigosas. Antibiótico, por exemplo, não devem ser ingeridos com antiácidos; sedativos ou analgésicos não devem ser misturados com álcool.

4. Não tome medicamentos que sobraram em casa sem antes falar com seu médico ou seu farmacêutico.

5. Verifique sempre o prazo de validade dos medicamentos. Algumas substâncias podem ser perigosas após perderem a validade.

6. Nunca dê seus medicamentos para outras pessoas tomarem ou vice- versa. Apesar de alguns sintomas serem parecidos, as dosagens e o tipo de medicamento que cada pessoa necessita para se curar pode ser diferente. Somente o médico, após fazer o exame físico e testes laboratoriais poderá prescrever o medicamento adequado.

7. Não peça ao farmacêutico para lhe indicar um medicamento. Ele é um profissional capacitado para informar sobre drogas, não para prescrevê-las.

8. Evite sujar ou manchar os rótulos dos medicamentos líquidos, pois eles contêm informações importantes a respeito de como e quando tomar o medicamento.

9. Evite esquecer ou tomar seu medicamento mais vezes do que o necessário.

10. Leia sempre o rótulo do medicamento para ter certeza que está tomando-o corretamente. Nunca tome remédios no escuro e se você usa óculos, coloque – os antes de tomar os remédios.

11. Ensinem a seus filhos como usar os medicamentos de maneira segura e eficaz.

12. Mesmo que seus filhos tenha idade para fazer um tratamento sozinho, certifiquem se ele está fazendo de maneira adequada.

13. Prestem atenção especial às reações adversas que seu filho possa desenvolver em relação ao medicamento e avisem o médico imediatamente se isto ocorrer. Nunca ajustem a dosagem do medicamento da criança sem antes falar com o médico.

14. Avisem as pessoas que cuidam de seu filho sobre os medicamentos que ele está tomando e também sobre medicamentos que possam lhe causar alergias.

Cuide de sua saúde

Você, seu médico e seu farmacêutico são essenciais para manutenção da sua saúde e responsáveis pela melhora de sua qualidade de vida. Seja franco com seu médico e farmacêutico. Sua saúde agradece!

(fonte: www.manipulart.net/farmaceutico.html)

Nenhum comentário: