domingo, 14 de dezembro de 2008

descubra como ter uma boa noite de sono!

“Tão necessário como o pão de cada dia é a paz de cada dia,
sem a qual o mesmo pão é amargo”
Amado Nervo


Descubra como ter uma boa noite de sono!



Para que os dias sejam produtivos, também precisamos descansar.

Uma ótima oportunidade para o descanso é ter um sono saudável. Stormie Omartian explica em seu livro O Segredo da Saúde Total – Corpo, mente e alma, da editora Mundo Cristão, que o sono é fundamental para a sobrevivência do ser humano. Ela reuniu várias sugestões para ajudar os leitores a terem boas noites de sono. Confira dez dicas que selecionei para você:

1 - Vá para a cama mais cedo – Dizem que as horas de escuridão que antecedem a meia-noite são as que proporcionam mais descanso e fazem bem.

2 - Aproveite alguns intervalos durante o dia e descanse por dez minutos – Você se surpreenderá ao ver como isso ajuda a dormir melhor.

3 - Faça exercícios respiratórios com freqüência – Isso ajudará a eliminar as toxinas do organismo e acalmará os nervos.

4 - Mantenha o quarto escuro e quieto – Muito barulho e luz interferem no sono.

5 - Compre um bom colchão – Ele não deve ser muito duro nem macio demais.

6 - Certifique-se de que o quarto tenha boa ventilação – É importante que o ambiente de dormir não seja muito quente, abafado ou cheio de ar viciado.

7 - Adote um ritual noturno – Isso ajudará a preparar a mente e o corpo para o sono. Deve ser alguma coisa bem simples, como: lavar o rosto, escovar os dentes, pentear o cabelo, cobrir as crianças, tirar o gato do quarto e desligar as luzes.

8 - Não use roupas desconfortáveis – Elas tem de ser largas, confortáveis e feitas de materiais que permitam a ventilação da pele.

9 - Sob nenhuma circunstância beba álcool, café, chá ou refrigerante – Qualquer uma dessas coisas, por si só, já são ruins para o organismo. E se o seu corpo estiver cheio de toxinas a ingestão dessas bebidas comprometerá a qualidade de seu sono.

10 - Passe por uma massagem no corpo ou pés – Ambas são calmantes, terapêuticas, saudáveis e ajudam a proporcionar um bom sono.

Aproveite essas dicas e coloque-as em prática para melhorar seu sono e, conseqüentemente, sua produtividade e bem-estar.

Bom sono e bons sonhos!

Karen Jardzwski
Redatora-chefe da revista Motivação
karen@motivaonline.com.br

(fonte: http://www.motivaonline.com.br/)

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