sexta-feira, 26 de dezembro de 2008

Dicas e Orientações para Evitar as Varizes

* Dr. José Mario Reis

Com algumas simples mudanças de hábitos você consegue evitar o aparecimento desse mapa no seu corpo....

É possível ter pernas bonitas sem os indesejáveis vasinhos e as temidas varizes. Saiba como, seguindo algumas sugestões simples que causaram muita diferença.


Dicas para evitar a formação do terrível mapa na sua pele:

1. Obesidade: o aumento de peso deve ser evitado, pois além de comprometer a estética corporal e o estado emocional, leva a um aumento dos vasos sanguíneos nos membros inferiores.

2. Gravidez: a gravidez é um fator desencadeante de vasinhos e varizes. Como elas estão associadas à presença de dilatações venosas grandes, também estão presentes as dilatações de vasos menores, ou seja, os vasinhos.

3. Anticoncepcional: toda vez que a opção do controle gestacional for o uso de anticoncepcional oral está presente o desencadeamento de vasos e varizes nos membros inferiores, portanto é necessário conhecer todos os métodos para controle gestacional e optar por outro que não utilize hormônios.

4. Vida sedentária: a falta de exercício físico leva a obesidade e como conseqüência a aumento de gordura e perda da musculatura em diversas regiões do corpo, dentre elas estão os vasos sanguíneos. Isto torna a parede do vaso enfraquecida e por conseqüência surge a dilatação.
5. Fumo: o fumante está exposto a diversas situações de risco. O cigarro facilita o espasmo vascular e pode contribuir para aumentar os vasinhos e produzir o desencadeamento de flebites nos mesmos.

6. Componente familiar: se você tem na família pessoas portadoras de varizes é necessário ficar atento porque a possibilidade de ter a mesma doença aumenta em 30%. Portanto, os cuidados devem ser maiores e evitar os fatores desencadeantes.

7. Trabalho: O trabalho em pé ou sentado por muitas horas seguidas deve ser evitado. Se não for possível é aconselhável fazer exercícios repetidos com o dorso-flexão dos pés. Os movimentos facilitam a mobilização da musculatura da barriga da perna evitando o aparecimento do problema.

8. Prevalência: as varizes são mais comuns nas mulheres (a proporção é de 4/1). Portanto estamos diante de uma situação onde as mulheres devem ser alertadas e seguir os conselhos para evitar as conseqüências das varizes.


Enfim, em caso de qualquer dúvida é imprescindível procurar ajuda profissional individualizada.


Dr. José Mario Reis
Cirurgia Vascular e Angiologia.
Formado pela FMUSP
É Coordenador da Residência Médica
em Cirurgia Vascular do Hospital Ipiranga/SP


(fonte: http://espacomelhoridade.blogspot.com/)

Nenhum comentário: