quarta-feira, 14 de janeiro de 2009

21 Conselhos para Você Melhorar seu Processo de Tomada de Decisão e Garantir a Evolução da sua Carreira

Por Fernanda Bottoni, em Você s/a

"Tomar decisões é o trabalho mais importante de um executivo. Aquele que toma a decisão adequada, no tempo certo, que traz resultados mensuráveis para a empresa é o que ganha visibilidade e, conseqüentemente, assume mais responsabilidades e obtém recompensas financeiras. O inverso é igualmente verdadeiro.

Quem toma decisões pouco eficientes não tem méritos, é cobrado, pressionado e, se não tiver capacidade de reverter a situação, pode ser desligado da empresa, afirma Marcelo De Lucca, diretor executivo da Michael Page do Rio de Janeiro, empresa de recrutamento de executivos para média e alta gerência. O aumento da pressão por resultados, a competitividade desenfreada e a imprevisibilidade do cenário mundial são fatores que obrigam o gestor a escolher um curso de ação rapidamente, mesmo sem ter todas as informações à mão. Para auxiliá-los nessa tarefa arriscada de estruturar e tomar uma decisão nesse cenário, reunimos conselhos de especialistas, executivos e headhunters do país e do exterior. Leia e pratique:

1) Questão de tempo ...É preciso tomar decisões cada vez mais rápidas...

2) Defina problema e objetivo ...A decisão é para atingir um fim...

3) Reúna alternativas ...Decidir rápido sobre um bom leque de opções...

4) Separe o joio do trigo ...É preciso identificar o que é relevante, e rápido...

5) Aprenda a interpretar ...Enxergar além das aparências...

6) Defina os papéis ...estabelecer papéis e responsabilidade claramente...

7) Ouça os acionistas ...Saiba o que os stakeholders pensam...

8) Envolva as pessoas ...envolva aqueles que serão afetados pela decisão...
9) Avalie o que está em jogo ...e arrisque na medida certa...

10) Use números (com moderação) ...Um número não necessariamente diz a verdade...

11) Apóie-se na tecnologia ...Sistemas de apoio à tomada de decisão podem ser bons aliados...

12) Use (também) a intuição ...combinar pensamentos analítico e intuitivo é o caminho...

13) Por que não? ...É a primeira pergunta...

14) Analise decisões passadas ...pode ajudar a evitar erros semelhantes...

15) Evite os desvios cognitivos ...não confie demais na infalibilidade do próprio julgamento...

16) Conheça cultura e objetivos da empresa ...nada de vôo cego...

17) Não caia no erro da arrogância ...As certezas absolutas são perigosas...

18) Convença o cético ...a verbalização do próprio plano já sempre é positiva...

19) Tenha um plano B ...Sempre haverá uma chance de dar errado...

20) Antes de bater o martelo... Faça essas perguntas a si mesmo, do tipo: a) Qual é o problema? b) Quais são os objetivos fundamentais? c) Quais são minhas alternativas? d) Quais são as conseqüências de cada alternativa em termos de obtenção de cada um dos meus objetivos? e) Quais negociações preciso fazer entre meus objetivos mais importantes f) Algumas incertezas implicam problemas sérios? g) Que margem de risco estou disposto a correr? Até que ponto são boas ou más as várias conseqüências possíveis? Quais os caminhos para reduzir meus riscos? h) Fiz um planejamento prévio, com projetos para o futuro? i) A decisão está bem definida ou óbvia no momento

21) E lembre-se... dos sete princípios de uma empresa orientada para decisões:
a) Algumas decisões, cruciais para agregar valor ao negócio, são as que mais importam.
b) A meta é a ação. A boa tomada de decisão tem que ser implementada.
c) A ambigüidade é o inimigo. A clara atribuição de responsabilidades é essencial.
d) Velocidade e adaptabilidade são cruciais. Criar ambiente para se reunir rápida e agir.
e) A decisão prevalece sobre o organograma da organização.
f) Uma organização bem alinhada reforça os papéis.
g) Praticar supera a pregação. Envolva as pessoas em seu projeto.


Como Ampliar os Limites da sua Consciência

Aprenda localizar mais informações úteis para uma decisão inteligente:

VEJA =>
(1)Saiba o que você procura e treine seus olhos. Você pode reconhecer riscos fazendo perguntas como “E se nossa estratégia estiver errada? Como saberemos?”. Essas questões fazem com que você preste mais atenção a áreas a que normalmente não está atento. (2)Desenvolva a (ou pague pela) perspectiva de uma pessoa de fora. Peça a alguém ou a um grupo para lhe contar coisas que você não vê do seu ponto de vista. É vital ter dados à sua disposição, mesmo que você saiba que não pode implementar uma recomendação radical.

PROCURE => (1)Questione a ausência de evidência contraditória. Designe alguém para o papel de advogado do diabo, uma pessoa que faça perguntas, como que defendendo ponto de vista alternativo. (2)Procure detalhes em contextos importantes. Pense sobre as implicações de um erro. Quanto maiores elas forem, mais sábia será a estratégiade obter mais informações.

USE => (1)“Desembrulhe” a situação. É menos provável que você negligencie dados importantes se pensar conscientemente sobre o amplo contexto da situação. (2)Suponha que as informações de que precisa existam em sua organização. Muitas vezes elas estão lá e, mantendo essa atitude, você tem mais chances de descobri-las.

COMPARTILHE => (1)Todo mundo tem informações únicas, peça-as explicitamente. É importante compartilhar as informações individuais. (2)Crie estruturas em que o compartilhamento de informações seja tanto natural quanto automático.

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