segunda-feira, 12 de janeiro de 2009

4 Dicas para Lidar com a Frustração

* por Ômar Souki



As coisas iam bem para Tony. Tinha acabado de comprar um carro semi-novo com as comissões de suas vendas crescentes, mas ainda não havia feito seguro do veículo. Num dia ensolarado de verão, parecia que tudo ia dar certo. Verificou em sua agenda uma visita a um cliente especial que, certamente, fecharia um bom negócio. Olhou-se no espelho e repetiu a sua frase favorita: “Cada dia que passa, e de todas as formas, eu me sinto melhor, melhor e melhor!”. Saiu de casa como saem os campeões: para vencer!

Ao tirar o carro da garagem, foi surpreendido violentamente pelo caminhão de lixo. A parte de trás de seu semi-novo ficou semi-destruída. Desorientado com a fatalidade, voltou para casa, ligou para a polícia e para a empresa de coleta de lixo. Seu pensamento era recuperar o dinheiro investido no carro. A visita de vendas foi esquecida. Resultado: perdeu a hora marcada e a venda que era quase certa.

No outro dia, Tony, em profunda frustração, se fazia a seguinte pergunta: “Por que essas coisas acontecem só comigo?”. Lembrava-se de ter até criticado outros colegas por terem feito essa pergunta, mas agora, ele mesmo não podia deixar de recorrer a ela. Era muito azar acumulado: “logo agora que tinha engatado uma primeira em sua vida, e as coisas começavam a se ajeitar”.

Já aconteceu algo parecido com você? Veio aquele desespero e surgiu a inevitável questão: “Por que só comigo?”. Sim, acho que quase todos nós já recorremos a essa pergunta uma vez ou outra. Não adianta a quantidade de preparo mental ou espiritual, parece que os desastres insistem em acontecer, justamente, nos piores momentos.

4 dicas para lidar com a frustração

1))) Em geral, pensamos que não devemos demonstrar a frustração. Pelo contrário, ao reconhece-la, pode-se diluir seu impacto: “Sim, estou frustrado e chateado. Não consegui desta vez, mas continuarei agindo e mudando, até conseguir o que desejo”.

2))) Outra idéia errônea sobre a frustração é a de que é algo ruim. Podemos aprender com as experiências frustrantes. Os acidentes e as derrotas podem nos apresentar a oportunidade de fazer algo diferente e melhor. Ludwig van Beethoven, Thomas Edison e Walt Disney são exemplos de pessoas que jamais encaram o fracasso como algo definitivo. Beethoven perdeu a audição e não parou de compor. Edison tentou criar uma lâmpada incandescente milhares de vezes e fracassou. Jamais esmoreceu até conseguir. Disney teve seus desenhos rejeitados por todos os editores de jornais de Kansas City, mas não desistiu de desenhar.

3))) Para encarar as frustrações frente é cultivar uma coragem indomável. Napoleon Hill soube tirar proveito de suas frustrações. Nasceu na pobreza e aos nove anos perdeu a mãe. Quando conseguiu um bom emprego, seu empregador quebrou. Tentou a vida como jovem empresário e quebrou duas vezes. Montou uma terceira empresa, que prosperou. Seus sócios levantaram falsas acusações contra ele. Ganhou na justiça mas o negócio faliu. Chegou a falir um total de seis vezes, mas nunca desistiu. Sua maior glória foi a publicação do livro A lei do triunfo, que rapidamente transformou-se em best seller internacional trazendo-lhe prestígio e prosperidade. Na obra, Hill mostra que o segredo de seu triunfo, e o de todas as pessoas que pesquisou, se encontrava justamente na coragem de recomeçar, nunca considerando uma derrota como algo definitivo, mas apenas como um passo a mais rumo ao triunfo.

4))) Ao enfrentar um problema sério, lembre-se de que nosso crescimento está ligado à capacidade de solucionar desafios. Sem as derrotas e as frustrações não teríamos condições de nos superar e a vida perderia o sentido.


--------------------------------------------------------------------------------

Ômar Souki ministra treinamentos para equipes de vendas de empresas nacionais e internacionais. Seus cursos, assim como seus livros, têm promovido transformações nas pessoas e nas empresas.
E-mail: omar@souki.com.br

(fonte: http://www.motivaonline.com.br/)

Nenhum comentário: