segunda-feira, 12 de janeiro de 2009

Como decidir quando o assunto é remuneração?

por Redação Liderança


Um dos maiores desafios do líder está em remunerar bem a sua equipe. Primeiro, porque cada pessoa tem uma definição diferente do que é “uma boa recompensa”. Dê a duas pessoas um mesmo salário e terá reações completamente diferentes. Você está, afinal, lidando com pessoas diferentes. Não é possível conseguir exatamente o mesmo resultado com todas as pessoas, por maior que seja o salário oferecido.

Existem, entretanto, algumas regras que podem ajudá-lo a nivelar por cima a performance de sua equipe, sem investir grandes somas de dinheiro:

1. Use a paixão – Você sabe quando um membro de sua equipe está realmente apaixonado por algum projeto ou tarefa. Estimule esses sentimentos.

2. Use bônus por performance – Se você quer pessoas excelentes em sua equipe, premie os comportamentos e resultados excelentes. Consulte seu contador e advogados para descobrir maneiras de acrescentar essa parte variável aos salários dentro da lei.

3. Recompense em público – Você estimulará os outros.

4. Seja justo – Não tenha nenhum segredo em sua organização, e nem favoritos.

5. Use o tempo da maneira certa – Se vocês tiveram um desempenho primoroso em janeiro, de nada adianta recompensar em fevereiro. Caso a diretoria não tenha recursos para fazê-lo logo, dê um vale simbólico do bônus ou aumento futuro. Mesmo que esse “vale” não possa ser trocado ou gasto, a força da recompensa no momento certo permanece.

6. Seja específico – Se der aumentos, bônus, privilégios, promoções ou algo do gênero a um funcionário, deixe bem claro o porquê. Assim, todos conhecem as regras.

7. Não permita que os extras caiam na mesmice – Invente novas maneiras de recompensar, não faça tudo no mesmo dia, sempre.

8. Conte histórias – De outros funcionários, de clientes satisfeitos, de como o que eles fizeram está melhorando a vida de algumas pessoas.

9. Recompense de alguma forma – Nem que seja com palavras, três quartos de seus funcionários. Assim, você evita o problema que muitos líderes enfrentam, o de ciúme entre os colaboradores. Agindo assim, o terço que não foi premiado de nenhuma maneira se esforça para mudar esse fato no próximo mês.

10. Envolva os membros de sua equipe – Essa regra economiza seu tempo e aumenta a eficiência de seu estilo de liderar. Acostume-se a fazer com que sua equipe tome decisões por si própria, especialmente quando a decisão afeta a maneira como eles trabalham.

11. Mantenha o nível alto – Distribua CDs ou DVDs motivacionais. Coloque citações que elevem o moral nos quadros de avisos, restaurante, banheiros.

Assim, você pode manter a performance de sua equipe, independente da estrutura de pagamento que você adotar em sua empresa.

(fonte: http://www.lideraonline.com.br/)

Um comentário:

Pequeno Luiz disse...

algumas simbologias como relatadas nio texto valem muito para motivar!