sábado, 10 de janeiro de 2009

Seis maneiras de se opor às influências negativas

* Por Luisa Monteiro


Não há meio de garantir que você não será induzido em erro por seus subordinados, mas adotar os princípios a seguir pode ajudar:

1... Mantenha a visão e os valores à frente e no centro. É muito mais fácil ser desviado de suas metas quando se está confuso sobre qual é o objetivo principal.


2... Certifique-se de que as pessoas discordam. Lembre-se de que a maioria de nós forma opiniões depressa demais e desiste delas devagar demais.

3... Incentive os que dizem a verdade. Assegure-se de que há pessoas no seu mundo que você pode confiar que lhe vão contar o que você precisa saber, não importase isso for impopular ou desagradável.

4... Faça como você gostaria que fizessem com você. Os subordinados se baseiam no que você faz, não no que você diz. Estabeleça um bom ambiente ético para sua equipe, para garantir que seus subordinados tenham limites nítidos de seus atos.

5... Não despreze sua intuição. Se você acha que está sendo manipulado, provavelmente está.

6... Delegue, mas não saia de cena. É importante partilhar o controle e atribuir autoridade à sua equipe, mas lembre-se de quem, em última instância, é responsável pelo resultado final. Como dizem na política: "Confie, desconfiando".


Visite o Site e o Blog Dia-a-Dia, por Luisa. Um espaço reservado pra você, cheio de dicas, mensagens, atualidades e artigos do nosso dia-a-dia. Feito com muito carinho, especialmente pra você.
Blog: http://www.luisaleilamonteiro.blogspot.com/

Nenhum comentário: