quinta-feira, 9 de abril de 2009

O sapo e a rosa



Ninguém deve se orgulhar de uma pessoa e desprezar outra. Quem é que fez você superior aos outros? Por acaso não foi Deus que lhe deu tudo o que você tem? Então por que é que você fica todo orgulhoso como se o que você tem não fosse dado por Deus? (1 Co 4.7)

Era uma vez uma rosa muito bonita, que se sentia envaidecida ao saber que era a mais linda do jardim. Mas, aos poucos, começou a perceber que as pessoas somente a observavam de longe.

Acabou se dando conta de que, ao seu lado, sempre havia um sapo grande, e esta era a razão pela qual ninguém se aproximava dela.

Indignada diante da descoberta, ordenou ao sapo que se afastasse dela imediatamente.

O sapo, muito humildemente, disse: - Está bem, se é assim que você quer...

Algum tempo depois o sapo passou por onde estava a rosa e se surpreendeu ao vê-la murcha, sem folhas nem pétalas.

Cheio de pena, disse a ela: - Que coisa horrível, o que aconteceu com você?

A rosa respondeu: - É que, desde que você foi embora, as formigas me comeram dia a dia, e agora nunca voltarei a ser o que era.

O sapo respondeu: - Quando eu estava por aqui, comia todas as formigas que se aproximavam de você. Por isso é que você era a rosa mais bonita do jardim...

Também nós tendemos a desvalorizar as outras pessoas por crermos que somos superiores a elas, mais "bonitos", de mais valor, ou que elas não nos servem para nada. Lembremos, sempre, que Deus não fez ninguém para "sobrar" neste mundo. Todos temos algo a aprender com outros ou a ensinar a eles, e ninguém deveria desvalorizar a ninguém.

Pode ser que uma destas pessoas, a quem não damos valor, nos faça um bem que nem mesmo nós percebemos. É por essas e outras situações que o apóstolo nos lembra no texto acima que orgulho é uma grande tolice pois, afinal de contas, tudo o que somos e temos nos foi dado por Deus. Em vez de se orgulhar do que se é ou tem, deveríamos agradecer a Deus por ser tão generoso conosco.

Que Deus nos abençoe e nos ajude a enxergar a “beleza" e a “utilidade” das pessoas que nos cercam no nosso dia-a-dia.

Fique com Deus!

Itamar E. Schlender - Pastor Capelão

(autor original desconhecido. Adaptações feitas por Itamar E. Schlender)

(fonte:
http://www.ulbrapvh.edu.br/)

(Recebido por e-mail da amiga Clarice)

Nenhum comentário: