terça-feira, 20 de janeiro de 2009

Emagrecer é perder peso???

Emagrecer e perder peso: Muitas pessoas confundem o significado dos termos


Você sabe a diferença entre emagrecer e perder peso? Embora os termos sejam praticamente iguais, e por isso mesmo, usados muitas vezes erroneamente, cada um possui um significado. Entenda, portanto, porque é possível emagrecer sem perder peso, por exemplo.

Emagrecer significa reduzir o volume de gordura das células adiposas do corpo.
Perder peso é a redução da massa corporal total verificada por meio de balança. A perda de peso relaciona-se com a perda de gordura corporal, além de outros tecidos.

O emagrecimento verifica-se por meio de checagem com equipamentos e técnicas especiais, como exemplo da medição da dobra cutânea. É possível, portanto, emagrecer e não haver redução no valor da balança. Isso ocorre quando ganha-se massa muscular.

Há perda de massa corporal gordurosa com pouco ou nenhuma perda de peso corporal total. O contrário também pode acontecer: pessoas com o peso corporal dentro dos padrões do IMC (Índice de Massa Corpórea) estarem com percentuais de gordura extremamente elevados.

Diante destas definições é importante fazer testes específicos que determinem o quadro de cada um, mostrando a necessidade de cada pessoa, ou seja, se ela precisa emagrecer ou perder peso. Fundamental, no entanto, é manter um estilo de vida saudável.

Equipe Bem Star

(fonte: http://bemstar.globo.com/index.php?modulo=fitnews_mat&type=1&url_id=3161)

Nenhum comentário: