sábado, 17 de janeiro de 2009

A Força da Estratégia para se Superar

por Marcelo de Almeida


Você está insatisfeito com os resultados que vem obtendo? Precisa de superação? Então, entenda que a arte de superar não é apenas uma questão de motivação avassaladora que um dia vai cair sobre a sua cabeça e transformar a sua vida. Superação vai além da motivação. Ela nasce num desejo de transformar algo, mudar uma situação e em seguida vem uma estratégia bem elaborada.

Invista em planejamento


As sandálias Havaianas, por exemplo, até o início dos anos 90 eram apenas "chinelo de dedo". A promessa era: "não solta as tiras, não deforma e não tem cheiro".

Mas, a partir do ano de 1994, uma poderosa estratégia foi elaborada. Aumentaram drasticamente o mix de produtos, segmentaram o mercado e desenvolveram para cada público-alvo um modelo diferenciado de produto. Por exemplo: hoje é possível encontrar produtos dos mais simples a pares com pedras preciosas em suas tiras e com preços diversos. Até a distribuição dos produtos passou a ser diferenciada – para o nordeste são enviados modelos diferentes dos do sul. O posicionamento da marca também mudou. Hoje, utilizar Havaianas representa um estilo de vida.

A empresa investiu no mercado formador de opinião de moda; fizeram comerciais de televisão com pessoas famosas. No exterior, as Havaianas contrataram o Raí, ex-jogador de futebol, para comerciais, uma vez que ele tinha uma imagem forte em Paris, a terra da moda. E o trabalho realizado com um distribuidor resultou na presença da sandália nos EUA. Celebridades como Nicole Kidman, entre outras estrelas, foram fotografadas utilizando as sandálias Havaianas. O resultado foi que em 2006 foram vendidos 160 milhões de pares. As sandálias estão presentes em mais de 80 países. O preço na Europa chega a até 30 euros e as sandálias customizadas são vendidas por 120 dólares.

Razão e emoção

Superar na vida e em vendas é um processo que merece ser analisado com a racionalidade e temperado com a emoção. O caso das Havaianas nos inspira três reflexões sobre a arte de superar:

1--> Forme uma imagem da situação futura desejada – Liderança não se trata de prever o futuro e sim de criá-lo, por isso você precisa desenvolver algumas competências de liderança se quiser experimentar a superação. A sua imagem futura só pode ser concretizada se for bem planejada e se um conjunto de pequenas metas for conquistado. Podemos chamar isso de "a estratégia do queijo suíço", ou seja, os buracos do queijo nos sugerem que ele é comido aos poucos. Tentar fazer tudo de uma só vez pode ser "indigesto" mentalmente. É necessário organizar cada etapa da jornada até que se conquiste o cenário almejado.

2--> Tenha ao seu lado as melhores pessoas e profissionais – Crie alianças e divida sua visão com eles. Ninguém faz nada sozinho. Se você parar e pensar, vai descobrir que em suas grandes conquistas sempre houveram pessoas envolvidas direta ou indiretamente. A sua habilidade em conquistar a cooperação das pessoas é primordial para chegar aos seus objetivos com sustentabilidade. A chave para o bom relacionamento pessoal e profissional é conhecer os objetivos alheios e se posicionar como um facilitador para que eles sejam conquistados. O mestre das relações humanas Dale Carnegie disse: “Tenha interesse sincero pelas pessoas”. Quando você quiser contribuir mais com os demais, verá que receberá maior contribuição.

3--> Tenha coragem de investir no que você acredita – Invista tempo, energia e dinheiro para construir a situação desejada. Se você não acreditar, quem acreditará? Esse passo é fundamental. Lembre-se de que uma pessoa corajosa não é uma pessoa que não tem medos, e sim alguém que os vence. A coragem é uma atitude de se manter em movimento mesmo quando o medo está tentando imobilizá-lo. Faça seus cálculos, elabore seu planejamento e se atire no que você realmente acredita. Todos os vitoriosos têm medo, mas a vontade de vencer é o seu maior escudo contra as adversidades.

(fonte: http://www.motivaonline.com.br/php/materia.php?id=44566)

Nenhum comentário: