segunda-feira, 19 de janeiro de 2009

Vendas - 8 técnicas para explorar o potencial de compra do cliente

por Dill Casella


1--> Analise – Perceba o vestuário, gestos, tom de voz e a “tribo” que o cliente faz parte. Os sinais que ele emite são fontes de dados e devem ser usados sempre a seu favor. Aja com coerência e, principalmente, congruência.

2--> Sinta-se na pele do cliente – Isso poderá complementar, combinar e até surpreender o consumidor em relação ao que ele está pedindo. Abuse da sincronia de raciocínio entre vocês.

3--> Faça o cliente se sentir único – Jamais use o apelo “todo mundo está comprando”.

4--> Deixe clara a intenção de fazer a diferença – Trabalhe como um verdadeiro aliado do consumidor. Caso a intenção de “empurrar” um bem ou serviço ficar evidente, a venda será perdida.

5--> Faça uma pausa – Dê tempo para o cliente “absorver” os benefícios do primeiro ou segundo bem ou serviço. Jamais “atropele” o raciocínio e ritmo dele.

6--> Descubra quantas são as interfaces do processo de vendas – No comércio, por exemplo, são desde a vitrine, abordagem, venda, atendimento até o pagamento no caixa. Qual é a gama de produtos e serviços agregados que podem ser ofertados nesse ciclo?

7--> Deixe o cliente “degustar” o sonho de adquirir um bem ou serviço – Use o argumento do preço e condições de pagamento (cartão, parcelamento) somente no fim da venda.

8--> Invista em uma relação duradoura – Tão importante quanto vender mais em uma abordagem é se certificar de que o cliente irá retornar em breve.


Dill Casella é palestrante nas áreas de vendas e desenvolvimento de mercado.
Visite o site: www.dill.com.br

(fonte: www.vendamais.com.br)

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