quarta-feira, 27 de junho de 2007

CFF* lança Projeto de Assistência Farmacêutica

*CFF - Conselho Federal de Farmácia.

Brasília, 28.05.07 - Quando o farmacêutico presta serviços de atenção farmacêutica, ele está cumprindo o seu dever junto ao cidadão que, por sua vez, tem o direito consagrado a esses serviços, vez que necessita receber informações sobre o uso correto dos medicamentos, obtendo, assim, o efeito farmacoterapêutico desejado. O modelo de atenção farmacêutica é o ideal para atender as necessidades da população, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS). Para atender aos direitos dos pacientes e deveres dos farmacêuticos, o Conselho Federal de Farmácia está lançando o Programa Usuário Feliz.
O Programa visa a estimular o paciente a procurar o farmacêutico, para obter informações sobre o uso do medicamento que lhe foi prescrito. Segundo o Assessor Técnico do CFF, José Luiz Maldonado, quando o farmacêutico presta informações ao paciente, ele o ajuda a aderir ao tratamento dentro do plano terapêutico e buscar a cura.
Dados da OMS (Organização Mundial de Saúde) estimam que 35% dos usuários utilizam o medicamento de forma incorreta e que 40% dos casos de intoxicação, no Brasil, são causados por medicamentos. "Se tivéssemos, sempre, um farmacêutico informando e dispensando os medicamentos corretamente, esses números seriam menores. Teríamos, também, menos resistência bacteriana gerada pelo uso incorreto de antibióticos. É importante conscientizarmos a população sobre o uso correto do medicamento", afirma o assessor do CFF.
(texto retirado do site: http://www.cff.org.br)



Novamente estou postando um assunto referente a campanhas que vêem sendo organizadas para a conscientização da população frente à valorização do profissional farmacêutico.
O farmacêutico vem perdendo campo para o balconista, para o dono da farmácia, para o vizinho, enfim, para pessoas menos capacitadas e até mesmo leigas em relação aos assuntos referentes aos medicamentos e seus tratamentos. Muitas vezes o nosso trabalho é desvalorizado pelo dono da farmácia, pois não trazemos tanto lucro para a farmácia como um balconista. Andamos um pouco desmotivados, pois muitas farmácias ainda só nos querem para assinar e nada mais, continuam com práticas inadequadas e não se adaptam às novas leis e procedimentos. Atropelam o farmacêutico e fazem o que bem querem.
Parabenizo tanto o CRF (Conselho Regional de Farmácia) quanto o CFF (Conselho Federal de Farmácia) pela grande iniciativa em organizar projetos e campanhas, pois estão atingindo o público correto. São as pessoas (a comunidade) que necessitam do medicamento e são através delas que se pode mudar as más práticas farmacêuticas. Demonstrando que o farmacêutico é o responsável pela atenção farmacêutica, a comunidade começa a abrir os olhos e a se tornar grande aliada do farmacêutico, afinal, todos querem ser atendidos corretamente, ser informados do uso correto do medicamento, pois só assim teremos o tratamento correto e a terapêutica adequada. E por fim, começarão a exigir a presença, cada vez maior, do farmacêutico na farmácia, no postinho lá perto de sua casa. Aí sim o farmacêutico irá se sentir motivado para fazer o que sabe fazer de melhor: a atenção farmacêutica, a qual está diretamente relacionada ao paciente e à farmacoterapia com o propósito de alcançar resultados concretos que melhorem a qualidade de vida do paciente.

Converse com o seu farmacêutico: o seu melhor amigo!

☆ViViAn\\(^_^)//

3 comentários:

Anônimo disse...

hmm nao sou muito ligada nessas coisas de farmacia mas ta bem legal teu blog vivii :P
bju mana linda
;**

Anônimo disse...

Acho muito legal que os profissionais, verdadeiros profissionais farmacêuticos se empenhem na luta pelo retorno do valor do farmacêutico na sociedade!

Tenho feito pesquisas sobre uso correto de medicamentos para preparar palestras para alunos da rede pública e por acaso encontrei este blog.

Fiquei deveras orgulhosa por encontrar uma colega que ama a profissão e deseja o veradeiro reconhecimento do farmacêutico no Brasil, porque nao, no mundo.

É bom saber que não estou só nesta luta!

εїз ViViAn ★ Sbrussi /(",)\ disse...

Oiiii...td certinho???
q pena q vc não deixou seu nome e e-mail...
então, precisamos melhorar nossa classe...está muito apagadinha!!!
Acho q não estamos tendo nosso devido valor como profissionais, estamos meio mascarados pelas outras profissões...mas se não fizermos nada e não nos unirmos, poderá piorá...um bom começo certamente é fazermos a nossa parte!!!
Obrigada pelo comentário...tbém fico feliz por encontrar colegas como vc!!! me dão forças para não desistir!!!
até +++