sexta-feira, 25 de abril de 2008

Método da Tabelinha


(roubado do site: http://www.adolescencia.org.br/portal_2005/secoes/saiba/tabelinha_fim.asp?secao=saiba&tema=anticoncepcao)

É a identificação do período fértil da mulher (período em que a mulher pode engravidar), através do histórico de seus ciclos menstruais, para determinar qual o período em que não deverá ter relações sexuais.

A tabelinha é um método que leva em consideração o dia provável da ovulação (liberação do óvulo pelo ovário), ou seja, o período mais fértil da mulher. Nestes dias, as chances de engravidar são muito maiores. Se seu ciclo menstrual for regular - de uns 28 dias -, você deve evitar ter relações no período da ovulação, ou seja, no 14º dia após o primeiro dia de sangramento.

Mesmo calculando esta data (14º dias antes do começo da próxima menstruação), ainda temos que levar em conta uma margem de segurança, ou seja, não ter relações cinco dias antes e cinco dias depois deste dia da provável ovulação, pois existe um grande risco de gravidez.

Fora desse período, as chances de engravidar são menores. Entretanto, a tabelinha não é um método seguro para evitar filhos e não previne a transmissão de doenças. Sem um ciclo menstrual regular estes cálculos podem dar errado.

A tabelinha passo a passo:

1) Conte os dias entre o seu primeiro dia de menstruação (início do ciclo) e o dia anterior ao início da menstruação seguinte (último dia do ciclo). O resultado é o número de dias do seu ciclo menstrual, que pode ser de 26, 28 ou 32 dias.

2) Divida o número de dias do seu ciclo menstrual por dois, pois o dia fértil ocorre normalmente na metade do ciclo. O dia fértil é o dia da ovulação.

3) No dia em que menstruar, some o número de dias referentes à metade do seu ciclo menstrual para obter o seu dia fértil. Por exemplo, se o seu ciclo for de 28 dias e você menstruar no dia 15 de outubro, o seu dia fértil será no 14º dia contados a partir do dia 15 de outubro, ou seja, dia 29 de outubro.

4) Depois de saber qual o seu ciclo, marque em destaque os dias que você pode estar fértil

5) Evite ter relações 4 dias antes e depois do seu dia fértil, pois o espermatozóide sobrevive por 3 a 4 dias.

Lembre-se:

* A tabelinha não previne doenças sexualmente transmissíveis, inclusive a AIDS. Use sempre camisinha, pois, além de evitar a gravidez, previne contra todas as doenças transmitidas pelo sexo;

* Pode ser raro, mas há mulheres que engravidam em qualquer dia do ciclo;

* A pílula continua sendo um dos melhores métodos anticoncepcionais. Seu grau de eficiência é de 99,7%.

* Só o ginecologista pode receitar o melhor método anticoncepcional para você. Consulte-o antes de tomar qualquer atitude.

(http://www.terra.com.br/mulher/sexo/2002/02/09/001.htm)

* Não confie na memória. Marque o primeiro dia da menstruação num calendário.

* Tabelinha é extremamente perigoso em adolescentes pois seu ciclo pode sofrer variações muito grandes de mês a mês.

Lembre-se: este é um método pouco seguro.

(http://www.gineco.com.br/tabelinh.htm)

Atenção:

A “tabelinha” não é um método contraceptivo totalmente seguro — existem falhas. O período de ovulação pode variar de mulher para mulher, e existem fatores externos que também modificam o ciclo, como: estresse, doença, nervosismo, ansiedade, entre outros. Portanto, o método é mais indicado para a mulher que quer engravidar, e não aquela que pretende evitar a gravidez.

As desvantagens:

As desvantagens de se usar a tabelinha é que é preciso muita disciplina, além de precisar anotar seis meses das menstruações antes de começar a usar a tabelinha. Outra questão é que a mulher tem que ficar muito tempo sem manter relações.

Existe mulheres que não devem usar a tabelinha como método anticoncepcional: (CONTRA-INDICAÇÕES)

- as que tem ciclos irregulares;
- as que estão amamentando;
- quem precisa de alta eficácia do método anticoncepcional por motivos de saúde;
- e se a diferença entre o ciclo mais curto e o mais longo for de 10 dias ou mais.

Eficácia:

Existe uma grande variação na taxa de falha, ela varia de 14 e 47%, ou seja de cada 100 mulheres usando este método no período de um ano, de 14 a 47 tem a chance de engravidar. Quanto melhor utilizado, mais proximo de 14% fica a chance de falha.

(http://www.saudevidaonline.com.br/tabe.htm)

Quais os efeitos colaterais?

Por se tratar de um método comportamental, não existem efeitos colaterais.

Link: Faça sua Tabelinha Online — Calendário da Mulher:

http://www.focalizaisso.com.br/calendario-da-mulher/



(roubado do site: http://www.adolescencia.org.br/portal_2005/secoes/saiba/tabelinha_fim.asp?secao=saiba&tema=anticoncepcao)

Um comentário:

camila*-----* disse...

oi meu nome é camila gostaria de tirar uma duvidar, tenho muito vontade de engravidar. mais não consigo não entendo muito bem da tabelinha, em minha menstruação veio no dia 19 de outubro e acabou no dia 25 mais ainda veio um pouco no dia 26 mais eu fiquei com o meu namorado no dia 30 de outubro gostaria de saber se eu tenho chace de estar gravidar vc pode me ajudar