sexta-feira, 9 de maio de 2008

O Uso de Anabolizantes


Apesar do alerta de médicos, o consumo de esteróides anabolizantes não é raro entre atletas e freqüentadores de academias. A venda desses produtos sem receita é proibida, mas o produto é comprado facilmente. Entre os efeitos nocivos dessas substâncias estão doenças cardíacas, que levam a morte súbita, e mau funcionamento do fígado e dos rins.

Os anabolizantes só devem ser indicados em casos de deficiência nutricional grave, que ocorre em pessoas com AIDS, anemia crônica, má absorção das proteínas, câncer com metástase, deficiência de hormônios androgênicos nos homens e em alguns casos de osteoporose. Além do risco de morte súbita e do mau funcionamento do fígado e dos rins, os anabolizantes prejudicam o crescimento, causam hipertensão, doenças hormonais, alteração da libido e de humor. Autópsias em atletas na faixa dos 20 anos mostraram cardiomiopatia hipertrófica e fibrose no miocardio.

O que são Anabolizantes

Os esteróides androgênicos anabólicos (EAA ou AAS - do inglês Anabolic Androgenic Steroids), também conhecidos simplesmente como anabolizantes, são uma classe de hormônios esteróides naturais e sintéticos que promovem o crescimento celular e a sua divisão, resultando no desenvolvimento de diversos tipos de tecidos, especialmente o muscular e ósseo. São substâncias geralmente derivadas do hormônio sexual masculino, a testosterona, e podem ser administradas por via oral ou injetável. Atualmente não são utilizados somente por atletas profissionais, mas também por pessoas que desejam uma melhor aparência estética, inclusive adolescentes.

Os efeitos dos Esteróides Anabólicos

Dentre outras coisas, os esteróides anabólicos trazem as seguintes consequências para o corpo:

* Aumentam a capacidade do corpo de utilizar a proteína, permitindo ao atleta treinar com maior intensidade sem perder massa muscular;
* Aumentam a capacidade do corpo de desenvolver massa muscular, ganhar força e resistência.

Os perigos e efeitos colaterais dos esteróides:

* Calvície;
* Hipertrofia da próstata;
* Acne;
* Agressividade;
* Hipertensão;
* Limitação do Crescimento (os esteróides anabólicos podem interromper o processo de crescimento);
* Aumento do Colesterol;
* Virilização em Mulheres (crescimento de pêlos na face, engrossamento da voz, hipertrofia do clitóris e amenorréia);
* Ginecomastia (excessivo desenvolvimento dos mamilos em indivíduos do sexo masculino);
* Dores de Cabeça;
* Impotência e Esterilidade;
* Insônia;
* Hepatotoxidade (quase todos os esteróides causam lesão no fígado);
* Problemas de Tendões e Ligamentos (muitas vezes o aumento da força é desproporcional à capacidade de adaptação dos tendões e ligamentos).

(fonte: www.alexandrefarmaceutico.blogspot.com / por Alexandre Demo Agrizzi - Farmacêutico Industrial. Para quem gosta de química e farmácia é uma ótima opção para aprender um pouquinho mais)

2 comentários:

Unknown disse...

olá tudo bom?
aq é o alexandre do blog q vc usou sobre anabolizantes. o meu link agora é www.alexandrefarmaceutico.blogspot.com ok?

εїз ViViAn ★ Sbrussi /(",)\ disse...

Olá Alexandre!
td certinho e com vc?
Vou arrumar correndinho o seu novo link...parabéns pela ótima matéria!
t+