segunda-feira, 19 de maio de 2008

Um pouquinho sobre Tosse

Oiiii amiguinhos!!!
Hoje vamos aprender um pouquinho mais sobre a tosse!
Estou dando atenção a ela hoje pelo fato de ser umas das principais queixas dos clientes que foram na farmácia nesses últimos dias...
Ë importante resaltar que existem vários tipos de tosses, muitas delas podem parecer inofensivas, mas escondem sérios problemas de saúde.
Para cada tipo de tosse há um tratamento específico.
Se o seu tipo de tosse está o(a) incomodando(a)converse com o seu farmacêutico de confiança e tire todas as suas dúvidas...muitas vezes é necessário um tratamento medicamentoso que só o médico poderá receitar.

Converse com o seu farmacêutico: o seu melhor amigo!

☆ViViAn\\(^_^)//


Tosse: a vilã do inverno


Tosse não é doença e sim um sintoma que aparece principalmente nos períodos mais frios. Com a presença da poluição e da inversão térmica, a tosse é comum nos centros urbanos durante o outono e inverno. “A tosse não deixa ninguém resfriado, mas o resfriado causa tosse”, explica o infectologista do Hospital Albert Einstein dr. André Lomar.

Para tratá-la é preciso identificar o tipo de tosse. Existem dois tipos: a tosse seca e a tosse produtiva. A presença de catarro é o que diferencia uma da outra. Na tosse produtiva, a pessoa elimina catarro ao tossir. Segundo a Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia, 40% de todos os tipos de tosse surgem a partir de problemas nas vias aéreas superiores.

A tosse produtiva geralmente está associada a alguma infecção e não tem produção de catarro. Nestes casos são indicados o uso de expectorantes que impedem a obstrução das vias aéreas, elimina o catarro infectado e acelera a cura, quando associado a antibióticos.

A tosse seca está associada a uma irritação causada por cigarro, poluição, viroses, refluxos gastro-esofágicos, câncer de pulmão ou uso de determinados medicamentos. Para tratar este tipo de tosse são indicados antitusígenos. Para acalmar a irritação, uma dica é manter-se sempre hidratado e fazer inalação com soro fisiológico.

A tosse pode derivar de gripes e resfriados comuns, tosses irritativas decorrentes de poluição, tosses típicas de fumantes, do pós-operatório e tosses irritativas. Os xaropes ajudam a diminuir a irritação da garganta e faringe e facilitam a expectoração, mas precisam de outros medicamentos que combatam o resfriado ou as outras causas de tosse.

(fonte: http://cristianaarcangeli.terra.com.br/site/saude.aspx?flg=1&id=976&id_categoria=80)

Definição - O que é a tosse?

A tosse é a expulsão brusca e barulhenta, reflexa ou voluntária, que assegura a expulsão do ar (a rapidez da expulsão pode atingir 900 km/h), contido nos pulmões, trata-se de uma reação do corpo a uma irritação, é um reflexo vital.

A tosse é um mal necessário que permite a expulsão de substâncias indesejáveis (poeira, corpos estranhos), ou a expressão de uma doença grave. Todavia, a tosse não é uma doença, mas o sintoma de outras doenças ou infecções.

Sintomas da tosse

Podemos destacar 4 tipos de tosse, cujos sintomas são diferentes:

1. Tosse seca: trata-se de uma tosse não produtiva (sem evacuação de secreção), inútil, cansativa e que às vezes pode agravar as lesões existentes. As causas de uma tosse seca podem ser: resfriados ou otites. Geralmente é o sintoma do começo do resfriado, presente durante os 3 primeiros dias.

2. Tosse produtiva: traz expectoração, útil para limpar as vias respiratórias. As causas de uma tosse produtiva podem ser : bronquites, bronquites crônicas, enfisema, fase avançada de um resfriado, ....

3. Tosse crônica: essa tosse persiste por mais de dois meses e é sempre o sintoma de uma doença subjacente, a ser pesquisada. É aconselhável procurar rapidamente um médico quando observado esse tipo de tosse. As possíveis causas de uma tosse crônica podem ser: ORL (orelhas, nariz e laringe), brônquios: asma, bronquite crônica, tabaco, câncer, aparelho digestivo: refluxo, coração: insuficiência cardíaca.

4. Tosse como resultado de efeito de certo remédio: provocado geralmente por inibidores de enzima, de conversão da angiotensão (captopril, enalapril,...), a base de remédios utilizados no tratamento da hipertensão. Consulte o seu médico se suspeitar de alguma coisa, para trocar a medicação.
Contra todas as tosses medicamentosas consulte o seu médico para mudar de tratamento ou encontrar uma outra solução.

Causas da tosse

Visto que a tosse é um sintoma de uma outra doença ou infecção a busca das causas é essencial na terapia.

As causas da tosse podem ser:

- Um resfriado: geralmente provocado por um ou vários vírus. Estima-se que por volta de 90% das tosses agudas são provocadas por vírus.
- O frio, que pode provocar a irritação das vias respiratórias.
- Diversas doenças infecciosas: pneumonia, tuberculose, coqueluche, difteria.
- O fumo, que pode provocar a irritação das vias respiratórias.
- Bronquite aguda
- Bronquite crônica ou tosse do fumante, esta última, cada vez mais freqüente.
- Asma
- Alergia (rinite alérgica, ...)
- Efeitos secundários ou indesejáveis de certos remédios (geralmente dos inibidores de enzima, de conversão da angiotensão (captopril), indicados, por exemplo, para tratar da hipertensão).
- Embolia pulmonar
- Refluxo de líquido do estômago para o esôfago (queimação de estômago
- Insuficiência cardíaca
- Entre outras causas das quais não possuímos conhecimento

(fonte: http://www.creasaude.com/saude/tosse/tosse-sintomas.htm)

O fumo é a principal causa de tosse, pelas seguintes razões:

1) aumenta o volume de muco produzido pelos brônquios;
2) causa irritação física e química das mucosas;
3) destrói os cílios que cobrem o revestimento interno dos brônquios;
4) facilita o acúmulo de material estranho às vias aéreas.

Recomendações

* Em caso de tosse, beber bastante água. A água é o melhor antitussígeno que se conhece, pois facilita a movimentação do muco sobre a camada de cílios. Um critério para avaliar a quantidade ideal de água ingerida é analisar a cor da urina: se estiver bem clarinha, é sinal de boa hidratação;
* Líquidos quentes costumam trazer alívio sintomático. Chá com limão e mel pode ser uma boa sugestão. Chá preto e chá mate devem ser evitados por causa do alto teor de cafeína. Dê preferência aos chás de nossas avós: camomila, erva cidreira, erva doce, entre outros;
* À noite, mantenha a cabeça elevada, usando travesseiros extras ou levante a cabeceira da cama com calços;
* Mantenha os ambientes bem ventilados;
* Aumente o teor de umidade do ar com umidificadores ou vaporizadores. Tome banhos quentes prolongados para respirar bastante vapor;
* Não bloqueie a tosse produtiva, pois ela ajuda a eliminar o catarro do sistema respiratório. Secreção acumulada aumenta o risco de contrair bronquite ou pneumonia;
* Fique atento ao aspecto da secreção. Quando é aquosa e clara, está geralmente associada a alergias, infecções virais das vias respiratórias superiores, asma ou irritações provocadas pelo fumo. Secreção mais espessa, de coloração amarelada ou esverdeada, pode indicar bronquite, sinusite ou pneumonia. As cores marrom e vermelha indicam presença de sangue e sugerem irritações graves, como pneumonia, tuberculose ou câncer de pulmão.

(fonte: http://drauziovarella.ig.com.br/arquivo/arquivo.asp?doe_id=13)

A tosse não é uma doença mas um sintoma de doença (ex.: constipação, bronquite, doença pulmonar, asma, cancro e outras).

Só se deve parar a tosse em pessoas traumatizadas, com hérnias, com enfarto do miocárdio, recentemente operadas ou quando é muito intensa durante a noite que não permite descanso.

Tratamento

Há muitos medicamentos mas só se devem usar com o conselho do Farmacêutico ou do Médico, porque o medicamento a escolher depende das características da tosse.

Medidas Gerais de Tratamento:
- Humidificar as vias respiratórias pela inalação de vapor de água e/ou ingestão de 6-8 de água por dia.
- Ao inalar o vapor da água não deve utilizar água excessivamente quente nem aproximar-se em demasia, para evitar queimadoras.
- Evite utilização de essências porque podem provocar alergias.

Esta humidificação é benéfica e por vezes suficiente por alívio da tosse qualquer que seja o seu tipo.

Que fazer quando surge a tosse?

* Se é bronquítico, asmático ou doente pulmonar deve consultar o seu Médico, porque não basta fazer parar a tosse.
* Se é fumador a primeira medida a tomar é parar de fumar e aconselhar-se junto do seu Farmacêutico para que ele escolha o medicamento ideal.
* Se a tosse é irritativa e provocada por um formigueiro na garganta pode ser suficiente chupar pastilhas, que têm substâncias demulcentes que protegem das irritações.
* Preste atenção se por acaso a expectoração se apresentar raiada de sangue, se tiver uma dor de peito muito forte porque nestas condições deverá consultar o médico imediatamente.
* Se a tosse resulta de uma constipação ou do tabaco, deve-se aconselhar junto do seu Farmacêutico para que este possa escolher o medicamento indicado no seu tipo de tosse.

Ao procurar o Farmacêutico ou o Médico para que eles lhe aconselhem o medicamento, deve informá-lo de:
- Há quanto tempo dura a tosse;
- Se está relacionada com outra doença;
- Se a tosse é seca, irritativa ou com congestão;
- Se há expectoração ou não e a cor desta (ex.: translúcida, amarelada ou esverdeada);
- Quais os medicamentos que está a tomar;
- Que doenças tem (ex.: diabetes, doença cardíaca, asma, úlcera gástrica).

É necessário um cuidado especial com as crianças, grávidas, mães a amamentar e idosos.

Lembre-se:

* Não tome um medicamento aconselhado por outra pessoa porque cada tipo de tosse necessita de um medicamento próprio para que o alívio seja mais rápido.
* O antibiótico não cura a tosse.
* A humidificação é benéfica para todos os tipos de tosse. Faça-a sempre. Aconselhe-se junto do seu farmacêutico.

(fonte: http://prevenir.atspace.org/Html/cp/tosse.htm.)

Nenhum comentário: