sexta-feira, 24 de outubro de 2008

Atendimento – Algumas dicas para fazê-lo da melhor maneira possível


*Gemir Cassan

» Saber que todos fazem parte do atendimento – Independentemente da área de que faça parte, fique atento às solicitações dos clientes internos ou externos e evite o “isso não é comigo”.

» Cuidar de sua imagem – Crie uma imagem que facilmente o identifique e preste atenção em sua apresentação pessoal, no crachá e no uniforme.
Negrito
» Acordar todas as manhãs de bom humor – Sorria e imagine que “hoje é um dia que você ainda não viveu” e que valerá a pena vivê-lo intensamente.

» Saber gostar de pessoas – Cative os outros de forma que sorriam para você com facilidade e sinceridade.

» Jamais ser agressivo – Evite a agressividade, respeite totalmente os espaços e os direitos de todos.

» Ser positivo e otimista – Procure sempre o lado positivo, utilize-se de elogios e busque ser generoso. Assim, as pessoas responderão com alegria e positivismo.

» Aprender a aceitar – Identifique os gestos e as reações dos outros, sem se tornar desagradável ou inconveniente.

» Ouça os outros – Saiba ouvir o que as pessoas falam e procure interpretar o que disseram e o que deixaram de dizer, exercitando o “ouvir com a inteligência e não só com o ouvido”.

» Saber interpretar o tom de voz – Aprenda a identificá-lo nas pessoas para descobrir a real importância de cada “fala” e os valores do que foi dito.

» Manter-se disposto – Preste o melhor serviço, agregue mais valor e esteja sempre pronto para atender aos clientes.

*Gemir Cassan é consultor em Gestão Empresarial, desenvolvendo produtos organizacionais, programas da qualidade, palestras, cursos e treinamentos.
E-mail: gemir@gemircassan.com.br


(fonte: http://admevendas.spaces.live.com/)

Nenhum comentário: