terça-feira, 14 de outubro de 2008

Exercício físicos para quem tem pressão alta

FAÇA A SUA PARTE DO TRATAMENTO.

Orientações para quem tem pressão alta



Este material foi preparado pelo Prof. Dr. Décio Mion Jr. e pela Dra. Katia Coelho Ortega, especialista da Liga de Hipertensão do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, pata ajudar você a fazer a sua parte do tratamento.
Neste material você irá aprender como fazer exercícios físicos. Mas, antes de mais nada, é importante conhecer um pouco mais sobre o exercício e a pressão alta.

1. OS EXERCÍCIOS FÍSICOS FAZEM BEM À SAÚDE?
Os exercícios físicos ajudam na prevenção de vários problemas de sáude e, principalmente, das doenças do coração, porque melhoram nosso corpo como um todo. A prática constante de exercícios físicos adequados torna:
a) nossos músculos mais fortes e resistentes, evitando o cansaço precoce;
b) nossas juntas mais móveis, diminnuindo dores articulares;
c) nosso coração e vasos mais eficientes, evitando problemas cardíacos e a elevação da pressão arterial. Além disso, os exercícios físicos auxiliam na perda de gordura e no controle do diabetes

2. COMO OS EXERCÍCIOS FÍSICOS AJUDAM NO CONTROLE DA PRESSÃO ALTA?
Os exercícios físicos ajudam a baixar a pressão das pessoas que têm pressão alta, melhorando a "força do coração", mas não abaixam a pressão de quem tem pressão normal. Por isso, os exercícios são recomendados para o tratamento dessa doença. Muitas vezes, as pessoas com pressão alta que começam a fazer exercícios físicos podem diminuir a dose dos medicamentos, ou mesmo, controlar a pressão arterial sem precisar de remédios. Os exercícios físicos adequados, além de trazerem vários benefícios à saúde, não apresentam efeitos colaterais.

3. NÃO ESTOU HABITUADO A FAZER EXERCÍCIOS. O QUE DEVO FAZER PARA COMEÇAR UMA ATIVIDADE FÍSICA?
Vá com calma. Muitas pessoas prejudicam a saúde porque resolvem "ficar em forma" de uma hora para outra, obrigando o corpo a grande esforços que podem ser insuportáveis.
Assim, se você tem pressão alta e deseja fazer exercícios de uma forma mais efetiva, primeiro pergunte ao seu médico se sua pressão está controlada e se pode começar a se exercitar. Faça um teste ergométrico, caminhando numa esteira e medindo suas pulsações cardíacas e a pressão arterial. Nesse caso, seu médico ou um professor de educação física experiente poderão dar instruções sobre os exercícios que você pode fazer e como controlar a intensidade desses exercícios, a partir dos batimentos cardíacos.
Contente-se com um progresso físico lento, sem precipitações.
Não dispense a supervisão e o acompanhamento de seu desempenho.

4. QUAIS SÃO OS EXERCÍCIOS FÍSICOS INDICADOS PARA QUEM TEM PRESSÃO ALTA?
Diversos tipos de exercícios dinâmicos, como andar, pedalar, nadar e dançar, podem ajudar no tratamento da pressão alta.
Desde que sejam feitos após permissão médica, sob supervisão periódica, sob programa cuidadoso, gradual, constante e com prazer, não como obrigação. O impotante é que esses exercícios sejam feitos numa intensidade leve a moderada e pelo memos 30 minutos por dia.
Os exercícios estáticos, como levantamento de peso ou musculação, devem, de modo geral, ser evitados, porque provocam aumento muito grande e repentino da pressão.

5. O QUE PODE SER PRATICADO PELA MAIORIA DAS PESSOAS COM PRESSÃO ALTA SEM OUTRAS COMPLICAÇÕES?
Como norma geral, é bom caminhar pelo menos 30 minutos por dia, em uma velocidade que permita andar e levar um papo com um companheiro de exercícios ao mesmo tempo. O andar, por ser atividade leve, não oferece riscos de lesões nas juntas ou na musculatura. Convide seus amigos e familiares para andar com você. Isso fará bem a eles, tornará o exercíciomais agradável e o tempo passará mais rápido. Inicie andando devagar, por 3 minutos, e depois vá aumentando a velocidade até atingir uma velocidade mais rápida, mas que você consiga falar enquanto anda.
Ao final da caminhada, vá diminuindo a velocidade e ande devagar, por 3 minutos, antes de parar.

6. O QUE PODERIA ME AJUDAR A ME SENTIR BEM ENQUANTO PRATICO UM EXERCÍCIO FÍSICO?
Evite se exercitar sob o sol muito forte ou em locais muito abafados e quentes.
Use uma roupa confortável, leve, clara e calçados adequados, como por exemplo tênis com solados altos no calcanhar para diminuir o impacto com o chão.
Tome água antes, durante e após o exercício, principalmente se o dia estiver quente.
Procure caminhar em locais em que o chão é macio, como grama ou areia em vez do asfalto.
Não faça exercício se estiver se sentindo mal ou com dor de cabeça, cansaço intenso, dor na nuca, etc.
Sempre que possível, verifique sua pressão antes de se exercitar e não faça atividade física se a pressão estiver acima de 16 por 10 (160/100mmm Hg).

Décio Mion Jr.
Professor Livre-Docente
Chefe da Unidade de Hipertensão do
Hospital da Clínicas
Disciplina de Nefrologia da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo

Katia Coelho Ortega
Médica Assistente da Liga de Hipertensão
do Hospital das Clínicas
Disciplina de Nefrologia da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo


2 comentários:

Anônimo disse...

ola seu trabalho e otimo mais cuidado com prescriçoes de atividades e dizer que a musculaçao nao e bom vamos com calma doutor,se tem acompanhamento pode sim,e pode ajudar muito no controle da pressao.Comk um acompanhamento de um profissional tudo pode ser praticado.

Agregador Teia disse...

Olá.
seu blog é muito legal,super bem escrito, de muita qualidade mesmo, parabéns.
Um grande abraço !