quinta-feira, 30 de outubro de 2008

Os Inimigos da Alegria


*Karen Jardzwski


Sempre achei que a alegria fosse um bom antídoto para grande parte dos problemas do dia-a-dia. Mas, às vezes, a situação fica tão complicada que é difícil produzir esse “medicamento” natural.

Quando isso acontece, criamos um ciclo pouco positivo: muitos problemas vão diminuindo a alegria; pouca alegria ajuda a piorar os problemas. Tenho conversado com muitas pessoas nessa situação e parece que a grande dificuldade é romper esse ciclo. Lendo o livro A Química da Alegria, da editora Gente, descobri que, segundo os autores Dr. Henry Emmons e Rachel Kranz, existem três inimigos que dificultam a alegria. São eles:

1. Desequilíbrio físico e toxidade – As escolhas que fazemos e o ambiente que nos rodeia podem prejudicar a alegria. “A baixa qualidade dos alimentos ameaça a saúde mental e o vigor físico. Nosso cérebro é diretamente afetado pelos venenos que nos cercam, e isso promove inflamações, impede o bom funcionamento das glândulas supra-renais e sobrecarrega a química cerebral. Além disso, o ritmo frenético da vida moderna gera insônia e tensão, rotinas estressantes sem períodos de descanso também levam à depressão”.

2. Excessos da mente – Muitas pessoas não compreendem o papel da mente na criação das emoções, da experiência de vida, do humor e, até mesmo, da saúde física. “Se a mente ficar sem controle e se desgastar em preocupações intermináveis com o futuro, se agitar constantemente com ressentimentos ligados a mágoas reais ou imaginárias e ficar paralisada em situações de estresse, mais cedo ou mais tarde poderá desencadear depressão”.

3. A ilusão do isolamento – Fomos criados para fazer parte da vida em comunidade e precisamos compartilhar em nossa condição humana. “Na cultura moderna, cujo foco se concentra no individualismo, perdemos o senso de comunidade e os vínculos que nos mantêm equilibrados. Precisamos também de um vínculo do indivíduo com o divino – com o próprio universo – e do senso de que participamos de um propósito mais elevado. Sem a sensação de que o universo é um lugar amigável, teremos grande dificuldade de resistir a depressão”.

É claro que não é fácil se alegrar quando tudo parece dar errado, mas tristeza ou depressão, com certeza, pioram as coisas. Então, procure evitar os inimigos da alegria e encontre forças dentro de você para virar o jogo. Assim, estará praticando ações para melhorar o seu dia-a-dia, as vendas e a sua vida.

Motive-se! Um grande abraço!

*Karen Jardzwski
Editora-executiva

(FONTE: http://admevendas.spaces.live.com/?_c11_BlogPart_BlogPart=blogview&_c=BlogPart&partqs=amonth%3d10%26ayear%3d2007)

Nenhum comentário: