quinta-feira, 23 de outubro de 2008

Remédios comuns podem causar acidentes de trânsito



Medicamentos usados no dia-a-dia por muitas pessoas, geralmente sem orientação médica, representam um grande risco quando ingeridos por quem vai assumir o volante de um veículo. Antigripais comuns, vendidos sem receita, e até mesmo o aparentemente inofensivo Buscopan (usado em crianças e também para aliviar cólicas menstruais) podem provocar acidentes, pois interferem na capacidade do motorista de manter o nível de atenção necessário para dirigir com segurança.

O médico Moise Edmond Seid, diretor da Associação Brasileira de Medicina de Tráfego (Abramet), fez este alerta durante o 2º Seminário de Transporte e Segurança, realizado em São Paulo no dia 22 de agosto pela Scania, NTC&Logística e Abramet. Seid orienta as empresas a exigirem que o motorista apresente a receita do remédio a um médico da firma, antes de usá-lo, para que o especialista avalie se ele está apto a conduzir o veículo.

Em muitos casos, ele recomenda que o profissional não assuma o comando de um veículo ao iniciar o tratamento. O especialista ressalta ainda a necessidade de se proibir a associação de remédios com álcool. "Muitas substâncias provocam sonolência, aumento do tempo de reação, dificuldade de enxergar e até convulsão, o que pode ser agravado pelo uso concomitante do álcool", alertou.

Os antigripais, por exemplo, são vendidos livremente em farmácias, mas contêm anti-histamínicos (antialérgicos), advertiu o diretor da Abramet, lembrando que a sensibilidade aos medicamentos varia muito de uma pessoa para outra. "Estas substâncias provocam grande sonolência em alguns indivíduos".

A Abramet propõe que sejam impressos símbolos de alerta nas embalagens dos produtos que interferem no ato de dirigir. Se o medicamento for antidepressivo ou antiepilético, então, os riscos aumentam, observou o especialista. "Dirigir sonolento é um grave problema de saúde pública", advertiu Moise Seid, afirmando que o sono é um dos principais causadores de acidentes de trânsito, classificados como a segunda maior causa de morte no País.


Veja algumas substâncias que prejudicam a direção veicular:

Medicamentos ---------> O que eles provocam

Ansiolíticos, tranqüilizantes (Lexotan, Lorax, Dienpax)--> Sonolência e aumento do tempo de reação

Antidepressivos tricíclicos (Tryptanol, Tofranil, Anafranil)--> Perda de cognição, midríase (dilatação da pupila e dificuldade de visão)

Neurolépticos (Haldol)--> Aumento do tempo de reação, sedação e sonolência

Hipnóticos (Dalmadorm, Dormonid, Rohipnol)--> Sonolência

Antiepilépticos (Gardenal, Hidantal)--> Sonolência e confusão mental

Analgésicos (Tylex, Tramal)--> Aumento do tempo de reação

Relaxantes musculares (Tandrilax, Mioflex)--> Sonolência e aumento do tempo de reação

Estimulantes (anorexígenos/ anfetaminas)--> Insônia, irritabilidade, agressividade e efeito rebote

Analgésicos/ opiáceos (derivados da morfina)--> Sonolência

Anti-hipertensivos (Aldomet)--> Sedação e letargia

Anti-alérgicos (Fenergan)--> Sonolência

Anti-eméticos (Plasil)--> Sedação

Anti-espasmódicos (Buscopan)--> Embaçamento nas vistas

Hipoglicemiantes orais e insulina (Daonil, Diabinese)--> Hipoglicemia

Broncodilatadores (Aerolin, Aminofilina)--> Taquicardia, tremores e convulsão




Ótima matéria!!! Aliás, outro importantíssimo assunto relacionando aos motoristas. Medicamentos...quero lembrar da auto-medicação, que muitas pessoas acham que não é perigosa, mas podem, simmm, trazer sérios problemas de saúde e aqui um exemplo de perigo "social"...medicamentos que são comprados sem receita médica, usados no dia-a-dia, muito conhecidos, também podem provocar acidentes. É coisa séria!!! É necessário ficarmos atentos aos medicamentos que usamos!!!
εїз ViViAn ★ Sbrussi /(",)\

Nenhum comentário: