quarta-feira, 8 de outubro de 2008

A Suspeita que Transforma o Ser Humano


O folclore alemão conta a história de um homem que, ao acordar, reparou que seu machado desaparecera. Furioso, acreditando que seu vizinho o tivesse roubado, passou o resto do dia a observá-lo.

Viu que o vizinho tinha jeito de ladrão, andava furtivamente como ladrão, sussurrava como um ladrão que deseja esconder seu roubo. Estava tão certo de sua suspeita que resolveu entrar em casa, trocar de roupa e ir até a delegacia dar queixa.

Porém, assim que entrou em casa, encontrou o machado, que sua mulher havia colocado em outro lugar. O homem, então, tornou a sair, examinou de novo o vizinho, e percebeu que ele andava, falava e se comportava honestamente como qualquer outra pessoa.

Paulo Coelho, no livro "Histórias para pais, filhos e netos"

(fonte: http://www.diabetenet.com.br)

"O que Leva o Homem a Suspeitar Muito é o Saber Pouco!"

Francis Bacon, in 'Ensaios'

4 comentários:

Denise Egito disse...

Oi, Vivian!
Adorei esse post. Temos mesmo muito o que aprender, não? Uma vez desconfiei que uma pessoa havia pego uma coisa minha. Cheguei a levantar a suspeita. Dias depois, descobri que a tinha emprestado a uma amiga.
Fiquei com vergonha de mim mesma!
Um beijo

εїз ViViAn ★ Sbrussi /(",)\ disse...

Oiiii Denise!!!
Temos muito o que aprender mesmooo!!!Isso é um fato que acontece muito com a gente, e se não tomarmos cuidado com as nossas atitudes e palavras muitos mal-entendidos poderão ocorrer!!!
Obrigada pela visitinha, volte sempre!!!
bjoooo

Camila disse...

Ai, detesto saber que às vezes eu faço isso também! Mas é sempre bom ser lembrada pra pensar melhor antes de acusar (mesmo que só mentalmente) alguém.

Ótimo post!

Beijos!

εїз ViViAn ★ Sbrussi /(",)\ disse...

Oiii Camila!!!
quando vi essa mensagem eu pensei: essa vai pro meu blog! hehehheehehe
parece simples, mas não é...é exatamente isso que ocorre quando tachamos as pessoas sem realmente conhecê-las ou quando reclamamos de algo qua não sabemos ao certo...precisamos ter cautela e cuidar das nossas opiniões primárias e nos informar primeiro antes de pensar algo. Até em pensamento!!!
beijinhooosss e t+