quarta-feira, 22 de outubro de 2008

Usar celular no volante é tão perigoso quanto guiar bêbado, diz estudo

*Paulínia News
Cientistas dos EUA dizem que atividade cerebral associada a dirigir diminui 37%.
Conversar no celular quando ao volante reduz a concentração de um motorista em até 37%, levando-o a cometer tipos de erro semelhantes aos ocorridos quando se dirige embriagado, de acordo com estudo da Universidade Carnegie Mellon em Pittsburgh, no Estado americano da Pensilvânia.

O uso de celulares para conversar, discar e enviar texto têm sido motivo de preocupações ligada a questões de segurança, mas este estudo, pela primeira vez, usou imagem de ressonância magnética do cérebro para documentar o efeito do simples ato de ouvir o interlocutor durante uma ligação.

A redução da atividade cerebral associada à direção de um veículo pode levar o motorista a se mover de uma pista para outra de maneira errática, como foi verificado em testes feitos com 29 voluntários usando um simulador. Este é um erro comum entre motoristas embriagados.

As conclusões do estudo, que será divulgado na revista especializada Brain Research, mostram que fazer ligações com celulares sem necessariamente ter que segurá-los na mão não é suficiente para eliminar a distração para os motoristas.

Eles precisam manter não apenas as suas mãos na direção mas também o cérebro concentrado na rua, disse o neurocientista Marcel Just, diretor do Centro para Imagem Cerebral Cognitiva.

Outras distrações, como comer, ouvir rádio ou conversar com um passageiro, também podem desviar a atenção do motorista da condução do veículo, mas não se sabe ainda como essas atividades podem ser comparadas ao uso do telefone celular.

Fonte: BBC Brasil

(fonte: http://www.paulinianews.com.br/?pg=noticia&id=5826)


Oiii...interessante estudo!!! Já não é certo dirigir falando no celular (isso a gente já sabia, né?), mas tá vendo a imensidão do estrago??? Ultimamente as notícias estão todas voltadas à lei seca, mas olha só como existem outros perigos!!! E é um ato tão comum!!! Na verdade, o que também prejudica, e muito, é a distração!!! Quem dirige deveria sempre estar prestando atenção apenas na estrada...ter o foco na direção...e não ouvindo músicas, mexendo no rádio, intertido com outras coisas...Deveria estar atento a tudo ao seu redor...sons...carros...estradas...pessoas...não é mesmo???

2 comentários:

Camila disse...

É sim você tem toda razão!
Assino embaixo!

(Mas confesso fazer isso de vez enquando...)
=/

Adoro esse seu jeito de abordar temas tão importantes no seu blog!
Beijinhos!

εїз ViViAn ★ Sbrussi /(",)\ disse...

Camilinhaaa!!!

Obrigada pelo apoio!!!

que bom q vc gosta do meu jeitinho, eu escrevo para vcs...e fico muito feliz quando agrado!

bjooooo e boa noite!