segunda-feira, 24 de novembro de 2008

5 Regras do Bom Ouvinte

* Por Karen Jardzwski
1 - Ouça “ativamente” – Ouvir ativamente é um modo excepcional de encorajar o outro a continuar falando e assegurá-lo de que você está prestando atenção ao que ele lhe conta. Basta parafrasear o que a pessoa falar, começando com a palavra “você”. Se o cliente disser, por exemplo, “Minha empresa tem 1,2 mil funcionários, então é muito difícil me destacar”, o vendedor deve dizer “Você está se sentido frustrado”.

2 - Use breves expressões de encorajamento – Quando a outra pessoa estiver falando, encoraje-a a prosseguir, usando breves expressões de encorajamento, como: “Entendo”, “Conte-me mais”.

3 - Mantenha contato visual – Fixe o olhar no outro durante todo o tempo em que ele o fizer. Imitar o olhar do interlocutor cria empatia.

4 - Incline-se em direção à pessoa com quem estiver conversando – Costumamos afastar o corpo de indivíduos que não gostamos ou que nos entediam. Incline-se para frente, pois isso demonstra interesse.

5 - Não interrompa, atenha-se ao assunto – Evite o impulso de mudar de assunto. Deixe a pessoa terminar de falar.

Um grande abraço e uma ótima semana para você!

* Karen Jardzwski
Redatora-chefe da revista Motivação
E-mail: karen@motivaonline.com.br

(fonte: Material publicado na e-zine do site http://www.motivaonline.com.br/)

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