domingo, 23 de novembro de 2008

CAFÉ: Verdades e Mitos


O café mais saudável é...


...feito com grão pouco torrado, geralmente identificado na embalagem como "suave". Nessas condições, o alimento tem menor concentração de gordura.

...preparado com grão moído há pouco tempo e guardado em recipiente fechado dentro da geladeira para evitar a perda de antioxidantes.

...coado com filtro de papel, o que reduz a quantidade de gordura.

...feito com água aquecida a 90 graus, e não fervida. A ebulição leva à oxidação e, conseqüentemente, à perda de antioxidantes.

...servido imediatamente depois de pronto. A exposição da bebida ao oxigênio do ambiente também causa oxidação.

(fonte: Durval Ribas Filho, nutrólogo da Associação Brasileira de Nutrologia)


O que já se sabe sobre o Café e Saúde


1. Combate a dor de cabeça - Graças a seu poder vasodilatador, a bebida pode aliviar as dores de cabeça. Alguns analgésicos, inclusive, possuem cafeína em sua fórmula.

2. Ajuda a controlar a depressão - Alguns compostos do café agem no mesmo circuito de prazer do cérebro em que atuam alguns dos antidepressivos mais modernos.

3. Causa arritmia - Segundo estudos da Associação Americana do Coração, a cafeína pode acelerar o batimento cardíaco. Essa alteração, no entanto, é discreta, passageira e sentida, principalmente, por quem não tem o costume de tomar café.

4. Protege contra a cirrose - Beber entre um e três cafezinhos por dia reduz em 40% os riscos de cirrose, doença que pode levar ao câncer e à falência do fígado.

5. Eleva a pressão arterial - Uma xícara de café pode elevar temporariamente a pressão arterial. Mas não há estudos provando que o hábito da bebiba leve à hipertensão.

6. Tira o sono - Para quem está habituado à bebida, o café não tira o sono. Para os consumidores eventuais, os médicos desaconselham a bebida depois das 4 horas da tarde.

7. Aumenta o colesterol - Pelo menos dois compostos do café - o kahweol e o cafestol - elevam os níveis de LDL, o mau colesterol. Filtros de papel ou coadores de pano conseguem barrar essas substâncias.

8. Ajuda a emagrecer - A cafeína acelera o metabolismo, o que aumenta a queima calórica. Para que essa característica da bebida tenha impacto sobre a silhueta, é preciso praticar exercício físico e controlar a alimentação.

9. Favorece a osteoporose - Ainda não há consenso sobre o assunto. Alguns estudos, entre eles o prestigioso Nurses'Health Study, da Universidade Harvard, sugerem que mais de quatro xícaras de café por dia podem contribuir para a perda de massa óssea e fraturas nos quadris. Outros trabalhos feitos com mulheres sadias que tomam quantidades menores da bebida, porém, não fazem essa associação.

10. Previne contra o diabetes tipo 2 - Um dos estudos mais recentes sobre o impacto do café na saúde, feito na Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos, indica que o consumo regular e moderado da bebida pode reduzir os riscos da doença em até 60%.

11. A cafeína vicia - Os bebedores regulares desenvolvem uma dependência moderada. O abandono de uma hora para outra pode levar a dores de cabeça temporárias e depressão. Os sintomas de abuso de café incluem nervosismo, falta de sono, contrações musculares e dificuldades de fala.


Um comentário:

Wagner L. Moreno disse...

pra mim o café nao viciou... tomava café antigamente e de uma hora pra outra nao tive mais vontade e nunca mais tomei... teve um efeito contrario...rsrs


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