quarta-feira, 19 de novembro de 2008

Cuidados com os pés e sapatos

* Dicas da Dra. Shirley


OS PÉS

Todos nós temos uma rotina de cuidados com o nosso corpo. Nos preocupamos com o que comemos e bebemos, com o tipo de exercício físico que praticamos, com os produtos que aplicamos nos cabelos e na pele. Mas muitas vezes nos esquecemos de cuidar dos nossos pés, que sustentam nosso corpo ao longo de todo o dia. Os pés merecem certos cuidados básicos que não requerem muito tempo ou dedicação, mas que fazem toda a diferença!

1. Mantenha as unhas sempre aparadas e, para evitar que encravem, nunca arredonde as laterais.

2. Após o banho, dê atenção especial à secagem dos pés, principalmente entre os dedos, pois a umidade nos pés pode causar micoses. Utilize uma toalha de papel ou papel higiênico, que absorve a umidade melhor que a toalha de pano.

3. Ainda para evitar a umidade excessiva dos pés, evite o uso de sapatos e tênis sem meias. Estas devem ser preferencialmente de algodão. E sempre que possível ande descalço dentro de casa.
4. Se a pele dos seus pés é seca, nunca se esqueça de usar um creme hidratante após o banho. Aproveite para fazer uma massagem – após um dia inteiro sustentando seu corpo, seus pés merecem esse carinho!

5. Poucas coisas deixam a mulher mais sensual do que um par de saltos altos. Porém, seu uso constante pode causar danos aos pés e à coluna. Assim, procure alternar o uso de calçados de saltos altos com outros mais baixos. E depois de algumas horas usando saltos altos, alongue por alguns minutos a panturrilha (mais conhecida por “batata da perna”).

OS CALÇADOS

Grande parte dos problemas nos pés são causados por calçados inadequados. Portanto, antes de fazer a sua compra, é muito importante conhecer algumas de suas características. E para que o produto tenha vida longa, alguns cuidados na manutenção são fundamentais.

1. Se você gosta de saltos altos, uma boa dica é medir o comprimento do seu dedão: a altura do salto que você pode suportar sem sofrer não deve ultrapassar essa medida.

2. Apesar dos materiais sintéticos serem mais tentadores no que se refere a preço, prefira os calçados de couro – eles absorvem o suor, evitando fungos e mau cheiro.

3. Para pés sensíveis, calçados de couro de cabra - pelica, camurça e mestiço - são ideais.

4. Para os dias de chuva, escolha um modelo com solado de borracha – de preferência, antiderrapante – que vai manter seus pés mais secos por ser um material impermeável.

5. Prefira calçados leves.

6. Nunca guarde calçados úmidos, pois eles podem embolorar. O bolor, além de estragar o calçado, causa danos à pele dos seus pés. Com um pano seco, seque o calçado por dentro e por fora e deixe-o em um ambiente arejado por um dia.

7. Calçados apertados podem comprometer a saúde dos seus pés, prejudicando a sua coluna, a circulação sanguínea e a superfície dos pés. Porém, calçados grandes demais também causam problemas: se o calçado não se ajusta perfeitamente aos pés, a fricção de um com o outro pode causar bolhas e calos.

8. Com relação a tênis, hoje em dia o mercado oferece uma infinidade de modelos para os mais variados tipos de esporte. Um mero detalhe aos olhos de um leigo pode fazer toda a diferença na performance do seu usuário. Portanto, na hora da escolha, não se prenda pelo visual, é essencial saber para qual modalidade de esporte o modelo foi concebido.

9. Se você não tem certeza do seu número, siga as instruções a seguir:

A) Posicione uma fita métrica perpendicularmente a uma parede, com o "zero" encostado na mesma.
B) Pise sobre a fita, encostando o calcanhar na parede.
C) Verifique até que medida chega o seu "dedão".
D) Procure na tabela abaixo o número correspondente ao tamanho verificado.

Faça essa medição no fim do dia, quando os pés estão mais inchados. Meça os dois pés e caso haja diferença entre um pé e outro, utilize-se da maior medida.

TABELA DE CONVERSÃO

Esta tabela não é exata, visto que existem variações nos padrões usados por cada fabricante. Além disso, leva em conta somente o comprimento dos pés – muitas vezes o número pode acabar tendo que ser maior devido à largura dos pés. Mas é um bom ponto de partida para quem não tem idéia do seu número.

CENTÍMETROS ---> NÚMERO DO CALÇADO

25,3--- 38
26 ---- 39
26,6 --- 40
27,3 --- 41
28 ---- 42
28,6 --- 43
29,3 --- 44
30 ---- 45
30,6 --- 46
31,3 --- 47
32 ---- 48
32,6 --- 49
33,3 --- 50

(Fonte: http://www.eurico.com.br/dicas.asp)

IMPORTANTE

Procure o seu médico para diagnosticar doenças, indicar tratamentos e receitar remédios.
As informações disponíveis no site da Dra. Shirley de Campos possuem apenas caráter educativo.
Publicado por: Dra. Shirley de Campos

(fonte: www.drashirleydecampos.com.br/noticias/23623)

Nenhum comentário: