segunda-feira, 8 de dezembro de 2008

Confira Sete Dicas para seu Ano Render mais!

* Por Karen Jardzwski


Faltam poucos dias para o ano acabar. Por isso, precisamos reunir todas as nossas forças para nos mantermos firmes e dispostos. Afinal, dedicamo-nos muito o ano inteiro e já estamos com cansaço acumulado, porém não podemos esmorecer agora, não é mesmo? Além disso, precisamos fechar bem 2008, mas parece que nesta época do ano o tempo passa ainda mais rápido.

Então, vou compartilhar com você sete estratégias práticas para fazer seu dia render mais. As dicas foram retiradas do artigo de Christian Barbosa, especialista em Gerenciamento de Tempo e Produtividade Pessoal e Empresarial, que foi publicado na revista Motivação, na edição de março. Confira-as e faça seu dia render mais!

1 --> Delegue. Você não é onipresente – Quanto mais delegar, mais tempo livre terá. É incorreto pensar que só você pode fazer determinada tarefa na empresa. Se ela é repetida constantemente, escreva um processo, imprima e treine as pessoas para segui-lo.

2 --> Coloque momentos importantes em sua semana – Não deixe os dias serem apenas urgências e circunstâncias. Comece a colocar pequenos momentos importantes em seus dias como um almoço em família, sair um pouco mais cedo para ir ao cinema, pegar seus filhos na escola, praticar um esporte ou hobby, etc.

3 --> Aprenda com suas urgências – A maioria das urgências da sua rotina poderia ser evitada! Na próxima vez que algo urgente acontecer, pare e pense como pode evitar que isso ocorra novamente. Em geral, com antecipação e planejamento, você conseguirá reduzir as urgências.

4 --> Domingos são pessoais – Sua família e vida precisam de você! Evite ao máximo utilizar o domingo para trabalhar. Desligue seu notebook, celular, esqueça a empresa e faça passeios com a família, aproveite seu tempo com as pessoas importantes de sua vida. Recomendo a você planejar a semana no fim do seu domingo, de modo a priorizar atividades importantes para seus dias e prevenir eventuais urgências.

5 --> Escolha uma ferramenta para gerenciar seu tempo – Você precisa ter uma agenda eficiente, celular, palm ou um site na internet que o ajude a priorizar seus dias, planejar metas e agendar reuniões. Tire o máximo de preocupações da sua mente e coloque-as na ferramenta que dispõe. Uma dica é o site www.neotriad.com que permite gerenciar seu tempo on-line.

6 --> Mantenha seu ambiente organizado – Organize seu local de trabalho, papelada, revistas e armários. Estima-se que uma pessoa gasta 40 minutos por dia localizando informações – isso é muito tempo perdido.

7 --> Controle seus e-mails – Não fique com ele aberto a todo o momento. Estipule horários e, nesses períodos, limpe sua caixa de entrada, movendo informações para pastas e transformando e-mails em tarefas ou reuniões. Caixa de entrada é para ficar apenas com e-mails com os quais você está trabalhando ou que estão pendentes com terceiros – ela é uma extensão da sua lista de prioridades!


Karen Jardzwski
Redatora-chefe da revista Motivação
karen@motivaonline.com.br


(fonte: Material publicado na e-zine do site http://www.motivaonline.com.br/)

Nenhum comentário: