terça-feira, 2 de dezembro de 2008

Gotas Nasais: Inofensivas?


Remédios usados sob forma de gotas para descongestionar as narinas são vendidos livremente nas farmácias. Não é raro conhecer alguém que tem sempre à mão um “remédinho para desentupir o nariz” na bolsa, no carro, na cabeceira e diz que não pode ficar sem ele!

É verdade que todo mundo já teve, pelo menos uma vez na vida, a sensação de estar completamente obstruído. E como é desconfortável: não se pode falar, comer, dormir, enfim, nada! A tentação é grande e as gotas nasais parecem soluções salvadoras... O grande problema é que aquela solução provisória pode se tornar um vício. E aí, tudo muda...

O uso destes medicamentos pode causar diversos problemas à saúde, como por exemplo taquicardia (aceleração dos batimentos do coração) e elevação da pressão arterial. Além disso, podem provocar intoxicação, dependência e a chamada rinite medicamentosa.

"Quanto mais se usa, menos alivia e mais se necessita da gota"

Os estudos científicos mostram que o uso por mais de 7 dias das gotas descongestionantes nasais já podem provocar o vício. Além disso, o uso exagerado pode causar até mesmo intoxicação, em especial nas crianças pequenas que inadvertidamente podem ingerir o conteúdo do remédio.

Para entender o porquê, é preciso conhecer estes medicamentos.

O que são descongestionantes nasais em gotas?

Estes medicamentos pertencem a um grupo classificado como “vasoconstritores”. Como o nome sugere, têm a capacidade de contrair os vasos sanguíneos da mucosa nasal, “desinchando” o local, melhorando a passagem do ar e assim aliviando a obstrução nasal.

Mas, os efeitos não se limitam ao nariz: as gotas, ao pingar nas narinas, tendem a escorrer na região posterior, podendo alcançar os vasos sanguíneos do pescoço e daí os vasos do coração. Além disso, uma parte do medicamento é deglutida sendo rapidamente absorvida na mucosa do aparelho digestivo. Por isso, com o passar do tempo, a ação de contração dos vasos passa a provocar efeitos no resto do organismo, como por exemplo: alteração de sono, tontura, tremor, dor de cabeça, taquicardia e hipertensão.

Pessoas portadoras de rinite alérgica tendem a apresentar sintomas nasais persistentes e incômodos, em especial durante a noite, em adultos ou em crianças. Como o tratamento da rinite é complexo e demorado, muitas pessoas buscam o alívio fácil das gotas nasais.

O que é rinite medicamentosa?

Chama-se de rinite medicamentosa quando os sintomas nasais surgem em decorrência do uso de medicamentos. É comprovado que o uso excessivo das gotas nasais piora o quadro: após o alívio inicial ocasionado pela vasoconstrição, segue-se uma vasodilatação, estabelecendo um ciclo vicioso onde o próprio remédio mantém, piora a obstrução e assim a pessoa não consegue mais deixar de usá-lo. Ou seja,o remédio passa a causar a rinite, ao invés de aliviar.

O sintoma predominante da rinite medicamentosa é a obstrução nasal, podendo surgir outras alterações, como a diminuição do olfato e do paladar.

O tamanho do problema

Descongestionantes nasais são medicamentos prescritos por médicos de qualquer especialidade. Por outro lado, a venda dos remédios é livre, sem necessidade de receita médica nas farmácias e drogarias. É comum que as pessoas repitam prescrições antigas ou que comprem o remédio por conselho de amigos ou de balconistas.

Uma pesquisa foi realizada em 40 farmácias da cidade de São Paulo, onde um caso fictício de rinite alérgica numa criança de quatro anos era relatado aos atendentes de farmácias. Apenas 35% dos balconistas consultados orientaram para levar a criança ao médico, enquanto 65% recomendaram algum tipo de remédio, sendo as gotas nasais em 30.77% dos casos.
Os mesmos autores complementaram a pesquisa com dados do Centro de Assistência Toxicológica da USP e informações sobre a ocorrência de intoxicações por medicamentos, sendo encontrados resultados alarmantes relacionados aos descongestionantes nasais. O que mais chamou a atenção foi que muitos casos ocorreram em crianças pequenas, sendo a maioria causada por ingestão acidental do medicamento.

A conclusão óbvia é que a larga utilização dos medicamentos tópicos para as vias aéreas superiores - muitas vezes sem orientação médica - expõe a população aos riscos de reações adversas e toxicidade dessas drogas.

É fundamental que todos sejam informados que medicamentos descongestionantes nasais não são inócuos à saúde e que só devem ser usados obedecendo à orientação e no período prescrito pelo médico. É preciso combater a venda livre nas farmácias e drogarias, o que indiretamente estimula o uso indiscriminado, já que passa a falsa idéia que estes remédios não tem possibilidade de provocar efeitos colaterais graves.

Aos portadores de alergia respiratória, recomenda-se tratar adequadamente com médico especialista, buscando a prevenção e o controle da doença e não apenas alívio passageiro.


(fonte: http://blogdalergia.blogspot.com/)

Nenhum comentário: