quarta-feira, 7 de janeiro de 2009

Acúmulo de ácido úrico


A gota, por ser uma doença crônica e grave...

A alimentação é a principal causa da crise de quem sofre de gota. Uma doença que aparece geralmente após os 35 anos de idade e que ocorre devido ao acúmulo de ácido úrico no sangue, seja pela produção excessiva ou pela eliminação inadequada dele através dos rins.

O ácido úrico é formado com a sobra do processo de quebra das proteínas realizada no organismo advindas dos alimentos que ingerimos. A sua alta concentração no sangue pode atacar as articulações, provocando a gota úrica, ou os próprios rins, produzindo cálculos renais. A articulação do pé é geralmente a primeira a ser atingida pela gota. A dor é aguda e súbita, deixando a região avermelhada e inchada.

A manifestação da doença dura em média de 3 a 4 dias e, se não tratada, pode se expandir para as articulações do joelho, mãos e ombros. É importante saber que as crises para os predispostos à gota são agravadas mediante alguns episódios como o consumo excessivo de álcool e uma dieta pobre em carboidratos, por exemplo.

Portanto, é preciso, principalmente, adotar um estilo de vida baseado em uma alimentação balanceada - moderada em proteínas, rica em carboidratos e relativamente pobre em gordura. Líquidos como água e sucos devem ser ingeridos à vontade (mais de três litros por dia), o suficiente para que a urina esteja sempre clara.

Isso facilita a excreção de ácido úrico. Medicamentos, quando receitados, devem ser seguidos por todo o tempo recomendado, pois podem ter efeito incompleto se interrompidos.


Equipe Bem Star

(fonte: http://bemstar.globo.com/index.php?modulo=corpoevida_mat&type=5&url_id=2831)

Nenhum comentário: