sexta-feira, 23 de janeiro de 2009

Alerta através das unhas


Muito mais do que os efeitos estéticos que provocam nas mãos e nos pés, especialmente nas mulheres, as unhas podem refletir o estado de saúde de uma pessoa e ainda demonstrar seus hábitos, bons e ruins. Tudo isso através da observação de seu aspecto, em que são levados em conta fatores como espessamento, formato, cor.

Unhas coloridas, pontos hemorrágicos, frágeis, que deslocam ou descamam podem indicar a presença de doenças digestivas; o aspecto amarelado, no entanto, quando se associa ao crescimento lento e ao espessamento, aponta para doenças do pulmão.

A anemia é outro exemplo que pode ser diagnosticado, caracterizado pelo ressecamento, opacidade e formato côncavo com deslocamento da carne nas pontas dos dedos.

A deficiência de substâncias no organismo também está refletida nas unhas. Quando há falta de zinco, as unhas ganham coloração acinzentada, ficam secas e grossas, além de descamarem intensamente. A insuficiência de vitamina C causa hemorragia embaixo da unha. Um alerta que não exclui a necessidade de procurar um especialista para diagnosticar o quadro de saúde de cada um.

Equipe Bem Star

(fonte: http://bemstar.globo.com/)

Nenhum comentário: