quinta-feira, 22 de janeiro de 2009

Pirâmide de Atividade Física


Na base da pirâmide estão indicadas as atividades que devem ser adotadas com mais freqüência, e que podem ser incluídas no nosso dia-a-dia. São elas: trocar o elevador pelas escadas, caminhar com os amigos, levar o cachorro para passear, brincar fora do apartamento, ajudar na arrumação da casa, ir até a padaria ou ao supermercado a pé, descer um ponto antes ou depois do seu local de trabalho, da escola ou de casa.

Outras atividades deveriam ser realizadas 3 a 4 vezes por semana, segundo a Pirâmide de Atividade Física. São as atividades recreativas (pelo menos 20 minutos por dia), exercícios de recreação (como futebol, vôlei, basquete, tênis, corridas, brincadeiras, etc.) e exercícios aeróbicos como (caminhar rápido, patinar, andar de bicicleta ou skate, nadar, correr, pular corda).

De 1 a 3 vezes por semana, é aconselhável realizar exercícios que exijam força e flexibilidade, (como ginástica, musculação, alongamento, flexões, pular corda, artes marciais) e atividade de lazer (como dançar, cuidar do jardim, lavar o carro, ginástica artística).

Também é aconselhável reduzir o tempo de repouso, gasto assistindo TV, jogando videogame ou computador.

É importante planejar atividades durante o dia e estabelecer metas realistas.

Nenhum comentário: