quarta-feira, 7 de janeiro de 2009

Um comprimido e um copo d`água


Ao tomar um medicamento, a dica é ingeri-lo com água...

Quando o assunto é a ingestão de remédios, a recomendação de alguns especialistas é dar preferência à água. Nada de refrigerante, chá ou suco porque esses líquidos, aparentemente inofensivos, podem alterar a ação dos medicamentos, dificultando a absorção dos mesmos, reduzindo sua eficácia e gerando conseqüências no organismo como intoxicação, afinação do sangue, entre outros.

Os chás de erva-doce, capim limão, hortelã e camomila, por exemplo, alteram os movimentos do estômago, o que pode dificultar a absorção do remédio. Refrigerantes nem pensar. Os sabores citrus, especialmente, costumam ter suco de grapefruit na fórmula, que age sobre o fígado e pode impedir que medicamentos como a estatina (para controlar o colesterol) sejam excretados.

O mesmo acontece com o suco de laranja. Em especial quando os medicamentos são para controle da pressão arterial. Quando é tomado junto com o atenolol, o remédio perde 49% da eficácia. O suco ativa as enzimas - elas trabalham mais e destroem parte do produto.


Equipe Bem Star


(fonte: http://bemstar.globo.com/)

Nenhum comentário: