terça-feira, 10 de fevereiro de 2009

10 maneiras de evitar e controlar a pressão alta

Dê mais atenção ao que você come e às suas emoções e forme uma barreira contra o mal.





A hipertensão arterial ou, simplesmente, pressão alta é gatilho certo para uma série de males -- e não só aqueles que envolvem o sistema circulatório. "Normalmente, um paciente com pressão igual ou superior a 140/90mmHg é diagnosticado como hipertenso. São pessoas mais sujeitas a sofrer com falhas no coração, nos rins e até no cérebro" explica o cardiologista Enéas Rocco.

A doença é crônica (não tem cura, mas pode ser controlada) e, por isso, é importante fazer exames regulares para detectar como andam seus batimentos cardíacos. Mas atenção: ter pressão alta não é sinônimo de ser hipertenso.

"Para ser considerado hipertenso, o paciente tem de permanecer com a pressão mais alta do que o normal" , diz o médico. Isso porque, momentaneamente, qualquer pessoa está sujeita a uma variação na freqüência cardíaca. Um esforço físico mais intenso ou momentos de estresse, por exemplo, alteram esses números.

Algumas atitudes, no entanto, ajudam não só a prevenir o problema como controlam níveis já elevados de pressão. Confira a seguir uma lista delas e imprima uma marca saudável ao seu dia-a-dia.

1. Manutenção do peso ideal - o sobrepeso aumenta dificulta o esforço do coração para conseguir bombear o sangue. Na prática, o músculo é exigido demais. "Como o bíceps de quem levanta peso, o coração de uma pessoa obesa acaba hipertrofiado" , explica o cardiologista. Com um risco: as lesões causadas pelo esforço excessivo podem se tornar irrecuperáveis.

2. Prática de atividade física atividades físicas regulares, principalmente as aeróbias, contribuem para a melhora de todo o sistema circulatório e pulmonar. Só tome cuidado com os exageros: antes de começar qualquer treino, procure um especialista e faça uma avaliação geral.

3. Redução de sal - o excesso de sal na dieta leva à retenção de líquidos, acarretando a hipertensão. Por isso, maneire na hora de temperar a comida e diminua o consumo de enlatados e alimentos em conserva.

4. Evitar bebidas alcoólicas - o álcool em grande quantidade é inimigo feroz da pressão sob controle. Corte as bebidas da sua dieta ou consuma com muita moderação.

5. Dieta saudável gorduras saudáveis e pouco sal são medidas indispensáveis na dieta de quem quer manter o coração saudável. Inclua ainda muitas frutas, verduras e legumes. Cortar a carne não é preciso, mas dê preferência aos cortes magros como filé mignon e músculo.

6. Medicamentos se o médico recomendou, não deixe de tomar. Mas nada de sair por aí imitando a receita alheia. Vale lembrar que alguns medicamentos podem elevar a pressão, como os antiiflamatórios e anticoncepcionais, ressalta o cardiologista.

7. Cigarro o tabaco, em conjunto às outras substâncias tóxicas do cigarro, eleva a pressão imediatamente além de comprometer toda sua saúde. Parar de fumar imediatamente é fundamental , alerta o professor de Cardiologia da Santa Casa de São Paulo, Ronaldo Rosa.

8. Estresse - ele aparece como resposta do organismo às sobrecargas físicas e emocionais, acarretando a hipertensão e doenças do coração. Controle suas emoções e procure incluir atividades relaxantes na sua rotina.

9. Exames médicos avaliações regulares não só ajudam a identificar o problema no começo, facilitando o tratamento, como servem para adequar o uso de medicamentos de forma mais eficaz.

10. Medir a pressão no mínimo uma vez por ano, todas as pessoas devem fazer isso. A recomendação é da Sociedade Brasileira de Hipertensão, que alerta para esse simples exame como uma forma de prevenir problemas mais sérios.



(fonte: http://www.minhavida.com.br/)

3 comentários:

Rubian disse...

Oi, tudo bem amiga? E sobre pressão baixa, tem algo a dizer? Acho que não vi nada no seu blog.
Eu tenho 10 por 7. O médico disse que não tem problema, só o cansaço e a tontura. Tontura eu não tenho, mas cansaço eu sinto, quando como algo salgado, sinto que a minha disposição melhora, será que tem algo que melhoraria? Desconheço informações sobre a pressão baixa.
Bjs.

Vivian Sbrussi disse...

Oiii amiga!!! O médico falou a verdade pra vc!!! não é uma pressão ruim e também não chega a ser uma pressão baixa. A minha pressão, por exemplo, ou ela está assim, igual a sua, ou um pouco menor, 90 X 70. Tratamento??? Olha, não acho necessário, como teu médico também não te receitou nada. O único incômodo, realmente, são os sintomas de tontura e cansaço, um mal-estar! O fato de vc melhorar quando come algo salgado é porque a pressão dá uma subidinha, daí ela volta ao normal! Assim que eu tiver um tempinho vou dar uma pesquisada mais aprofundada dobre pressão alta, ok? Talvez um toque seria vc tomar bastante líquido durante o dia, comer mais seguido (refeições menores e mais próximas), medir a pressão de vez em quando, fazer um exercício físico, ou seja, manter uma vida saudável, ok?

bjooooo

Rubian disse...

Oi, querida, obrigada pela dica, acho que então não estou cuidando bem da minha alimentação...Vou rever isso. A atividade física, já estou fazendo, natação, mas vou me esforçar pra me alimentar melhor, pra ter mais energia.
Bjs.