sábado, 7 de fevereiro de 2009

Antibióticos: saiba quando e como usar


Infecções cada vez mais graves, freqüentes e resistentes aos tratamentos indicados estão se tornando comuns devido ao uso abusivo e indiscriminado de antibióticos. Muitas bactérias tornaram-se resistentes aos medicamentos e são até capazes de produzir enzimas que anulam os efeitos desse tipo de remédio, por isso o emprego de antibióticos deve ser realizado sempre sob orientação médica.

"A flora bacteriana que normalmente protege o corpo humano contra infecções fica enfraquecida com o uso abusivo de antibióticos, o que pode tornar o organismo mais vulnerável a doenças", alerta o Dr. Artur Timerman, médico responsável pela equipe de Infectologia do Hospital Prof. Edmundo Vasconcelos. Os efeitos nocivos do uso contínuo de antibióticos têm sido observados, por exemplo, em tratamentos de processos infecciosos no ouvido, nariz e garganta. São comuns casos de pacientes que necessitam de doses bastante altas de medicação para se obter um retrocesso das infecções.

“A terapia com antibióticos deve sempre ser prescrita por um médico”, observa o Dr. Timerman. “Mais de 50% dos pacientes que utilizam este tipo de medicamento o fazem de forma errada e até sem necessidade”, alerta o especialista. De acordo com ele, a educação da população para o uso correto de medicamentos nas doses indicadas pelo médico ou odontólogo, ao lado de ações que orientem a prescrição apropriada e o treinamento dos profissionais de farmácia para que não vendam remédios sem receita médica são medidas que podem evitar que a questão se transforme em calamidade pública.

Cuidados com o uso de medicamentos

- Quando você sentir que tem algum problema de saúde, procure um médico;
- Evite recomendações de vizinhos, amigos, parentes ou mesmo de balconistas de farmácias ou drogarias;
- Na consulta médica, informe se você já utiliza algum remédio;
- Ao comprar medicamentos de venda livre (aqueles considerados de baixo risco para tratar males menores e recorrentes, como dor de cabeça), procure orientações do farmacêutico e não de um simples balconista.

Nenhum comentário: