terça-feira, 3 de fevereiro de 2009

Dia de São Brás

O santo de hoje nasceu na cidade de Sebaste, Armênia, no final do século III. São Brás, primeiramente, foi médico, mas entrou numa crise, não profissional, pois era bom médico e prestava um ótimo serviço à sociedade. Mas nenhuma profissão, por melhor que seja, consegue ocupar aquele lugar que é somente de Deus. Então, providencialmente, porque ele ia se abrindo e buscando a Deus, foi evangelizado. Não se sabe se já era batizado ou pediu a graça do Santo Batismo, mas a sua vida sofreu uma guinada. Esta mudança não foi somente no âmbito da religião, sua busca por Nosso Senhor Jesus Cristo estava ligada ao seu profissional e muitas pessoas começaram a ser evangelizadas através da busca de santidade daquele médico.

Numa outra etapa de sua vida, ele discerniu que precisava retirar-se. Para ele, o retiro era permanecer no Monte Argeu, na penitência, na oração, na intercessão para que muitos encontrassem a verdadeira felicidade como ele encontrou em Cristo e na Igreja. Mas, na verdade, o Senhor o estava preparando, porque, ao falecer o bispo de Sebaste, o povo, conhecendo a fama do santo eremita, foi buscá-lo para ser pastor. Ele, que vivia naquela constante renúncia, aceitou ser ordenado padre e depois bispo; não por gosto dele, mas por obediência.

Sucessor dos apóstolos e fiel à Igreja, era um homem corajoso, de oração e pastor das almas, pois ele cuidava da pessoa na sua totalidade. Evangelizava com o seu testemunho.

São Brás viveu num tempo em que a Igreja foi duramente perseguida pelo imperador do Oriente, Licínio, que era cunhado do imperador do Ocidente, Constantino. Por motivos políticos e por ódio, Licínio começou a perseguir os cristãos, porque sabia que Constantino era a favor do Cristianismo. O prefeito de Sebaste, dentro deste contexto e querendo agradar o imperador, sabia da fama de santidade do bispo São Brás, enviou os soldados para o Monte Argeu, lugar que São Brás fez de sua casa episcopal. Dali, ele governava a Igreja, embora não ficasse apenas naquele local.

São Brás foi preso e sofreu muitas chantagens para que renunciasse à fé. Mas por amor a Cristo e à Igreja, preferiu renunciar à própria vida. Em 316, foi degolado.

Conta a história que, ao se dirigir para o martírio, uma mãe apresentou-lhe uma criança de colo que estava morrendo engasgada por causa de uma espinha de peixe na garganta. Ele parou, olhou para o céu, orou e Nosso Senhor curou aquela criança.

Peçamos a intercessão do santo de hoje para que a nossa mente, a nossa garganta, o nosso coração, nossa vocação e a nossa profissão possam comunicar esse Deus que é amor.

São Brás, rogai por nós!

(fonte: http://www.cancaonova.com/)





Oiii meus queridos!

Hoje resolvi escrever esse post porque hoje é um dia muito importante para mim: minha mãezinha está fazendo uma cirurgia. Ai, eu fico tãooo nervosa!!! E justamente neste dia é o dia de São Brás! Uma coincidência adorável! Pois nesse dia, justamente no dia do Padroeiro das doenças relacionadas à garganta, minha mãe está passando por uma cirurgia na tireóide.

São Brás, deixo minha mãe em suas mãos! Confio em ti!!!


São Brás, rogai por nós!

3 comentários:

Pequeno Luiz disse...

ele é o protetor dos locutores de radio!
que ele nos proteja e interceda por nós, principamente por sua mãe... bjss

Anônimo disse...

E que bom que deu tudo certo :)

Anônimo disse...

Oi! Deus esta sempre em tudo que fazemos nas coisas más e nas coisas boas, mas qdo pedimos por alguem ele nos abençoe em dobro lembra, AMAR AO TEU ´PROXIMO COMO A TI MESMO.
Meu beijo p/ sua mamãe e outro em seu coração.
Nicinha
06/02/09