quarta-feira, 11 de fevereiro de 2009

O Monge e o Executivo

por Redação Liderança

Em O Monge e o Executivo, de James Hunter, o autor cria uma história fictícia envolvente para ensinar de forma clara e agradável os princípios fundamentais dos verdadeiros líderes. O personagem central é John, o gerente-geral de uma grande indústria, que um dia percebe que sua vida se desestruturou e resolve fazer um retiro num mosteiro. Uma das razões que o estimula é saber que Leonard Hoffman, um ex-executivo de uma das maiores empresas dos Estados Unidos, lendário por sua habilidade para liderar e motivar pessoas e que largara tudo para tornar-se frade, morava ali. No mosteiro, Leonard dá aulas de liderança para John e outras cinco pessoas.

Veja algumas lições de Len Hoffman que todos nós podemos usar em nossas vidas:

» Saber ouvir é uma das habilidades mais importantes que um líder pode desenvolver.

» Sempre que duas ou mais pessoas se reúnem com um propósito, há uma oportunidade de exercer a liderança.

» Gerência não é algo que se faça para os outros. Pode-se gerenciar inventário, talão de cheques, recursos ou até a si mesmo. Mas não se gerencia seres humanos. Pessoas não são gerenciadas e sim lideradas.

» Poder é diferente de autoridade. Sob poder, as pessoas são obrigadas a agir como alguém manda. Já a autoridade leva as pessoas a fazer as coisas de boa vontade.

» A chave para uma liderança é executar as tarefas enquanto se constroem os relacionamentos. O líder que não estiver cumprindo as tarefas e só se preocupar com o relacionamento não terá sua liderança assegurada.


------------------------------------------------------
PARA SABER MAIS

Título: O Monge e o Executivo – Uma história sobre a essência da liderança
Autor: James Hunter
Editora: Sextante


(fonte: http://www.lideraonline.com.br/)

Nenhum comentário: