sábado, 7 de fevereiro de 2009

O que se entende por coaching?

* por Marcela Brito

Nos dias de hoje trabalhar numa equipe de alto desempenho, é ter nesta, pessoas que saibam como aprender, adequar, e expandir. Pessoas que resolvam, em lugar de criar problemas. As Pessoas são o segredo do negócio e realmente são o recurso mais importante.


Então, como reter os talentos em sua empresa?

A resposta consiste em ajudá-las a serem sempre melhores. O coaching integral faz com que o sujeito desenvolva e cresça por inteiro, tanto profissionalmente quanto pessoalmente.

O que é coach e coaching?

O termo inglês coach tem origem no mundo dos esportes e designa o papel de treinador, preparador, “o técnico” como conhecemos. É o coach que dá suporte ao “cliente”, serve ao cliente e não o contrário. É uma atividade que busca conduzir pessoas do lugar em que se encontram para aquele onde elas querem e precisam, estabelecendo o movimento que constitui um fator de crescimento na área da vida que for aplicada, ou seja, um relacionamento no qual uma pessoa se compromete a apoiar outra para atingir um resultado, mas não significa um compromisso apenas com os resultados, mas sim com o indivíduo por completo, seu desenvolvimento e sua realização.

Coaching é o processo, é o ofício do coach. É uma parceria focada na realização de metas, um processo de desenvolvimento comportamental. Este mesmo serve para um aumento da consciência de si mesmo, ajuda a pessoa a se utilizar do seu poder de ação e de fazer acontecer. O coaching pode ser realizado tanto para fins profissionais (coaching executivo) ou pessoais (life coaching). É um caminho que o ajudará a conseguir que sua equipe dê o melhor de si. Para ser um bom coach, é necessário que se acredite que as pessoas querem ter crescimento profissional e pessoal. Seu papel é auxiliar na aquisição das habilidades e conhecimentos necessários para upgrade do potencial e da performance de cada um.

As 4 fases do Coaching:

· Eu preciso – reconhecer a necessidade de aperfeiçoamento em determinada área;

· Eu quero – o aperfeiçoamento em determinada área;

· Eu posso – Identificar que financeiramente ou por outras variáveis, se pode realizar esse aperfeiçoamento;

· Eu mereço – Entender que merece investir mais na vida (profissional, pessoal…).

Dinâmica do Coaching

· Conduzir através de questionamentos;

· Provocar atitudes positivas;

· Estimular mudanças;

· Auxiliar as pessoas a solucionar seus próprios problemas;

· Ajuda os indivíduos inseridos no contexto empresarial a aperfeiçoarem seus comportamentos para obtenção de resultados concretos;

· Desenvolve competências como: a empatia, o comunicar-se com o outro, ser mais tolerante, ser capaz de lidar com as suas emoções e as do outro;

· Também ajuda o executivo a reorientar sua atitude profissional, para que esteja alinhada aos seus objetivos.


O coach no relacionamento com cliente:

1. Trabalhar em conjunto (coach e Coachee) a fim de identificar os valores, a missão e as metas desenvolvendo um integridade pessoal;

2. Fazer com que o cliente tenha visão de futuro que o entusiasme tanto que o faça dedicar sua energia máxima aos seus objetivos estabelecidos.

Na vida temos vitórias e realizações, mas também, os fracassos e as frustrações. Tanto no sucesso como no fracasso, se o profissional e o cliente não estiverem preparados o resto do processo está comprometido, pois, nas vitórias a sensação de que ela será eterna; no fracasso, é o medo de que se repita. Os problemas de auto-estima são fatais para o desempenho. Um cliente com baixa auto-estima pode rejeitar o feedback do coach, dificultando o avanço do processo. É importante a relação de confiança entre as partes envolvidas, partindo desta premissa o FEEDBACK é uma prioridade no estabelecimento da consciência do acompanhamento do coach. Quando alguém fizer algo bem feito, diga. Quando alguém cometer um engano, também diga de forma a corrigi-lo positivamente.

Não existe um tempo padrão para a realização do coaching, pois, vai depender dos objetivos almejados e como o coach estabelecerá em conjunto com o coachee as etapas necessárias para se alcançar os sonhos desejados.



(fonte: http://gestaodepessoasrh.wordpress.com/2008/09/11/o-que-se-entende-por-coaching/)

Nenhum comentário: