segunda-feira, 16 de fevereiro de 2009

Sol e limão - esta dupla é perigosa


Carlos dirigia o carro na estrada. Viagem longa,decide parar para almoçar, aproveitando que tinha amigos num restaurante bem próximo. Chegando lá, ajudou a fazer uma gostosa limonada suíça, para acompanhar o peixe pescado na hora.

Passadas algumas horas, o susto: sua mão esquerda tinha uma grande mancha vermelha, sua pele estava irritada. O aspecto assustava, parecia uma queimadura. Verificou também que tinha manchas menores na barriga e no rosto, em volta dos lábios. Ficou muito assustado, procurou um médico que fez o diagnóstico. O nome era complicado: “fitofotodermatite” (fito=vegetal, foto=luz e derma=pele e ite=inflamação). Ou seja, uma reação cutânea causada por plantas e vegetais na presença de luz solar. É chamada também de fitofotomelanose. Um grande número de pessoas pode apresentar lesões vermelhas, escurecidas, semelhantes a uma queimadura, resultantes da sensibilização com o sumo de frutas cítricas (o mais freqüente é o limão) após expor à luz do sol.

Em geral tem evolução benigna. Em alguns casos, as lesões podem se acompanhar de bolhas e evoluir para uma queimadura. O aspecto é variado: ora pontilhado, correspondendo aos locais onde o limão respingou; ora sob a forma de manchas; ou até um aspecto “escorrido”, como por exemplo, em crianças, após tomar picolés ou sorvetes de limão na praia. Mas não é só o limão que pode provocar este problema. Outras frutas e vegetais: Bergamota, figo verde (incluindo as folhas), laranja, lima, lima da pérsia, manga, nabo, tangerina. O uso de folhas de arruda em receitas caseiras para combater piolhos é perigoso, podendo causar lesões cutâneas severas.

Como prevenir?

- Evite fazer (ou beber) limonadas, sucos de frutas, picolés, caipirinhas ao se expor ao sol.
- Lave bem as mãos sempre que manipular frutas cítricas sob o sol.
- Lave o rosto, em volta da boca.
- Perfumes podem provocar uma reação semelhante: não use perfumes antes de se expor ao sol.
- Use bloqueador solar no local afetado.
- Não use bronzeadores caseiros, em especial aqueles que são feitos à base das folhas do figo. São perigosos e podem ocasionar queimaduras graves.


Fonte: Blog da Alergia
http://blogdalergia.blogspot.com/
(blogdalergia@gmail.com)

Um comentário:

Amanda disse...

Muito útil a sua postagem, limão e sol e veneno para pele.