sábado, 14 de março de 2009

É assim que se escreve agora?

Novo Acordo Ortográfico traz modificações na grafia portuguesa, e o setor farmacêutico precisa se atualizar

Por Vinícius Oliveira


Supra-renal ou suprarrenal? Antiinflamatório ou antiinflamatório? Entrou em vigor, neste ano, o novo Acordo Ortográfico, unificando a ortografia da língua portuguesa. Houve mudanças na acentuação de palavras, na utilização do hífen, entre outras. Apesar da polêmica gerada entre especialistas, 0,5% do vocabulário brasileiro foi alterado com o acordo, segundo estimativa do Ministério da Educação, ou seja, um número pequeno de palavras. Mas suficiente para gerar dúvidas.

Tanto é que, no setor editorial farmacêutico, as editoras de livros de referência ainda não incorporaram as novas regras. A Soriak, que publica o P.R. Vade-mécum, compilação de informação relacionada aos produtos farmacêuticos, não lançará a edição 2009-2010 do vade-mécum seguindo a nova grafia, por conta das incertezas causadas pelo texto do Acordo. "Vamos fechar essa edição antes do lançamento do Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa (Volp), que vai acabar com as indefinições", diz Cecília Novato, responsável pela publicação. "Mas a de 2010-2011 estará de acordo com as novas regras."

Previsto para o início de março, o Volp, documento produzido pela Academia Brasileira de Letras (ABL), registra a grafia oficial das palavras. E a estratégia de esperá-lo, adotada por diversas editoras, faz sentido, uma vez que a grafia antiga é válida até 2012.

Se ainda é cedo para meter a mão no bolso e renovar a prateleira, já é hora de começar a se acostumar com a grafia de alguns termos. As maiores mudanças ocorreram nos nomes das classes terapêuticas que se iniciam com o prefixo "anti-". Os anti-inflamatórios, por exemplo, ganharam um hífen. Confira a seguir as modificações mais significativas para o vocabulário farmacêutico.

ALFABETO

As letras "k", "w" e "y" agora fazem parte do alfabeto, que passa a ter 26 letras.

HÍFEN

Ao utilizar prefixos e falsos prefixos terminados em vogais, só se deve empregar o hífen antes de palavras iniciadas por "h" ou pela mesma vogal com que termina o prefixo ou falso prefixo. O sinal desaparece nos demais casos e há duplicação das letras "r" e "s".


ACENTO AGUDO

Os ditongos "ei" e "oi" das palavras paroxítonas (cuja sílaba mais forte é a penúltima) não são acentuados.


ACENTO CIRCUNFLEXO

Não será mais empregado em palavras terminadas no hiato "oo".


TREMA

Não se usa mais o trema em palavras portuguesas ou aportuguesadas, com exceção de palavras derivadas de nomes próprios estrangeiros.




(fonte: http://guiadafarmacia.com.br/Edicoes/195/em-pauta-e-assim-que-se-escreve-agora-124194-1.asp)

Nenhum comentário: