quarta-feira, 29 de abril de 2009

Comunicação


Por Moacir Moura


Inúmeras facetas integram o arsenal da administração de um empreendimento. Pela complexidade da gestão, dificilmente podemos apontar um único segredo que pode ser definitivo na arte de liderar equipes de vendas. É a conjugação inteligente de vários fatores que produz bons resultados. Um deles, sem dúvida, é a comunicação eficaz.

Comunicação não é o que você diz, mas o que os outros entendem.

Através de sua estratégia, o marketing pode tentar comunicar uma coisa, mas os clientes entenderem outra, por isso não respondem no ritmo esperado. A própria argumentação de venda usada pelos vendedores e pessoal de atendimento muitas vezes está desalinhada com o ponto de vista dos consumidores, dificultando o entendimento e provocando ruptura dos sonhos das pessoas.

Comunicar não é só falar, é interagir com o comprador. Relacionamento, essa habilidade fundamental para conviver e negociar com as pessoas. A arte de ouvir com atenção, interesse e respeito. Entrar no verbo do comprador, não com o objetivo de levar vantagem na argumentação e convencer. A idéia é estabelecer sintonia com o interlocutor. Interpretar seus sonhos.

Ouvir com os olhos e o coração.

Ouvir é mágico. “Quando sou ouvido, me sinto excelente”, afirmou um consumidor de uma grande loja. Pratique essa maravilha que é ouvir as pessoas. Faça se sentirem no seu melhor. Estimule a colocarem para fora seus sonhos, seus prazeres, suas melhores experiências de consumo já vividas. Acione “estado positivo”, é nesse clima que elas compram.

Empatia. Comunicar-se com eficácia é uma das principais competências que os compões de venda precisam desenvolver ao longo de sua carreira. Consciência de que seu trabalho é construir e manter relacionamentos. Como gestor de soluções, deve procurar colocar-se no lugar do cliente, imaginando qual seria sua reação em situação semelhante. Multiperspectivas. Multivisão da realidade.

A importância da palavra. Não é a palavra em si que define a eficácia da comunicação, mas sim como você usa a magia da palavra, nos ensinaram com maestria os grandes oradores da humanidade. Tom adequado e modulação da voz, de forma a enfatizar este ou aquele ponto. Atitudes, gestos, iniciativas e exemplos convencem e movem montanhas. Ação!

Pesquisas mostram que 93% da mensagem pessoal de venda é comunicação não verbal:

Palavras 7%
Qualidade da voz 38%
Postura 55%


Moacir Moura
Palestrante e Consultor em Varejo




Nenhum comentário: