sexta-feira, 1 de maio de 2009

Conquiste suas metas

por Marcelo de Almeida



Rio de Janeiro, julho de 2007. Um garoto de 21 anos se lança na piscina, atravessa como uma lancha veloz e, ao chegar do outro lado, encontra em sua raia uma jornalista da TV Globo. Ela, segurando um microfone, com tom alto e claro pergunta: “Thiago Pereira, qual o segredo para conquistar a sexta medalha de ouro?”.

E o jovem, acelerado, com um sorriso grandioso e, ao mesmo tempo inocente, responde com simplicidade e com a profunda sabedoria de um campeão: “Eu coloquei na cabeça que iria vencer!”.

As vitórias de Thiago Pereira no Pan-Americano 2007, nas diversas modalidades da natação, foram exemplos vivos para todos os esportistas que acompanharam as provas do campeonato, mas nós, homens e mulheres de vendas, também podemos absorver as lições desse menino que abrilhantou o Pan 2007.

3 dicas para se superar

É possível tirar dessa história de superação três dicas de um campeão para que você possa conquistar suas metas na vida e nos negócios.

1. Crie a cultura do treinamento

Você consegue imaginar quantas horas de treinamento diário são necessárias para vencer um campeonato?

Invista boa parte do seu tempo e energia em treinamento. Aperfeiçoe-se a cada dia. Leia bons livros em sua área. Inscreva-se em cursos e seminários. Leia também sobre cultura geral, pois isso melhora sua comunicação e relacionamento com seus clientes. Identifique seu pontos fracos no mundo dos negócios e tenha um plano de melhoria. O mercado de trabalho é um grande campeonato, só os mais bem preparados receberão um salário que vale ouro. A tendência mundial é a excelência profissional e isso exige treinamento, estudo a aprendizagem contínua.

2. Mantenha o foco

Cuidado para não perder o foco no que traz resultados. Mantenha sua mente centrada e direcionada para os objetivos que são realmente importantes. Cuidado com as distrações, elas estão tentando tirar você da sua “raia”. Cuide também com as luzes dos holofotes, elas podem fomentar o excesso de orgulho e isso embaça as suas lentes, inverte seus valores e enfraquece sua disciplina. Campeões têm objetivos claros, aceitaram pagar o preço da vitória, sabem abrir mão de situações confortáveis, são capazes de adiar prazeres e até fazem sacrifícios. Manter o foco dá trabalho, mas sem isso fica difícil conquistar suas metas e subir no pódio da vida.

3. Coloque o sucesso em sua cabeça

Essa foi a principal receita de Thiago. Ele disse isso ainda molhado da piscina. Não adianta estar tecnicamente preparado se a vitória não estiver semeada na mente. Deve existir internamente a confiança e a crença na capacidade de vencer. Não aprendemos isso na escola, mas se você estiver atento poderá entender que a mente positiva e preparada é a maior força que um campeão pode ter. Os antigos samurais usavam antes das batalhas um cinturão elástico chamado “kikurigoshi”. Isso mantinha seu corpo ereto e automaticamente uma mente firme no propósito da vitória. Eles acreditavam que o sucesso da batalha se iniciava na atitude mental, quem tinha maior confiança em si se tornava vencedor. Ao levantar da cama, converse consigo mesmo durante dois minutos, colocando em sua cabeça que você nasceu para vencer. Não aceite outra alternativa, não aceite desculpas nem culpe outras pessoas. Assimile que você é o responsável por tudo que lhe acontece e isso inclui o fracasso ou o sucesso.


Marcelo de Almeida é diretor do IMA Transformação Humana e Empresarial e diretor da Smart Campanhas Motivacionais.
E-mail: marcelo@marcelodealmeida.com.br

(font: http://www.motivaonline.com.br/php/materia.php?id=48369)

2 comentários:

Anônimo disse...

Vivian adorei esse texto tenho que ler todos os dias pra ver se da uma animada. valeu muito bom

Fer disse...

Vivian adorei esse texto tenho que ler todos os dias pra ver se da uma animada. valeu muito bom