sábado, 9 de maio de 2009

Fique por dentro...

Vick-Vaporub


Vick Vaporub é uma pomada usada tradicionalmente no alívio dos sintomas de gripes e resfriados, em especial da obstrução nasal. É composta de produtos voláteis (mentol, cânfora e eucalipto), e promete a diminuição da congestão das vias nasais e sensação de alívio e frescor. Contudo, na prática, nem sempre esta é a realidade. A edição de Janeiro de 2009 publicou uma pesquisa sobre este produto incluindo o relato do caso de uma criança pequena que apresentou uma crise respiratória grave após o uso do vick.

O estudo foi realizado em furões – animais que têm características de anatomia e de células bem semelhantes às do ser humano. Os resultados da pesquisa demonstraram que o produto não exerce o efeito de alívio e, além disso, pode trazer conseqüências indesejáveis, à medida que seu forte odor pode realmente irritar as vias respiratórias, aumentando a produção de muco (catarro). Além disso, pode ocorrer edema (inchação), dificuldade em eliminar a secreção pelas vias inflamadas, piorando o problema.

Ou seja, Vick VapoRub pode causar irritação das vias respiratórias e aumentar a produção de muco em pessoas de qualquer idade, mas as consequências tendem a ser mais graves em crianças menores de 2 anos. Isto porque bebês e crianças pequenas têm vias respiratórias pequenas e estreitas. Assim, o aumento do muco e o edema estreitam ainda mais, diminuindo a passagem do ar, podendo ocasionar sintomas respiratórios graves.

Alérgicos (em qualquer idade) possuem vias respiratórias sensíveis, respondendo intensamente a fatores irritantes, como por exemplo, aos odores ativos. Como o Vick-vaporub tem cheiro ativo, pode provocar irritação, com piora dos sintomas nasais e até induzir tosse, falta de ar e crise de asma (ou bronquite).

Além disso, é sabido que o eucaliptol ou cineol, princípio ativo das folhas de Eucalyptus globulus, encontrado no eucalipto medicinal do Nordeste (Eucalyptus tereticornis) é uma substância sensibilizante. Quando passado na pele pode promover alergia na pele como por exemplo, dermatite de contato e urticária.

Conclusão: o ideal é usar qualquer remédio sempre com a orientação do médico.

Nenhum comentário: