domingo, 14 de junho de 2009

Retornar é educado

Por Ramon Barros


Uma das grandes reclamações que ouço nas empresas é a falta de retorno de clientes, parceiros, prestadores de serviços, entre outros. Estes profissionais que não respondem sequer pensam no trabalho e no tempo dedicados para a elaboração de projetos e orçamentos a fim de atendê-los de forma rápida.

Ao recebermos de maneira gentil a solicitação de um consumidor, automaticamente damos prioridade para atender suas expectativas e necessidades. Por que, então, alguns indivíduos agem com descaso sem ao menos retornar os e-mails, telefonemas, cartas, etc.? A resposta é simples: falta de educação. É preciso ter dignidade e respeito com os parceiros profissionais e responder, mesmo que o projeto ou orçamento não tenha sido aprovado – isso demonstra ética e respeito.

E por também desenvolvermos a ética, o equilíbrio e o relacionamento interpessoal positivo, vamos tentar ajudar os que não respondem, pensando, de forma muito justa, que eles não encontraram a melhor maneira, por exemplo, de dizer que tal orçamento ou projeto não foi aceito pela diretoria de sua empresa.

A principal dica é retornar o contato imediatamente, pois, em alguns casos, o prestador de serviço pode ter feito previsões em sua equipe, estoque e logística para atender à solicitação. Existem formas educadas de escrever uma resposta por e-mail, como: “Seu orçamento, no momento, não está dentro de nossas possibilidades de investimento”, “Estamos avaliando outros orçamentos e entraremos em contato em breve” ou também “Sua proposta não preencheu as expectativas atuais de nossa empresa”. Seja qual for a resposta, sempre deverá ser acompanhada de “Agradecemos sua atenção” ou “Muito obrigado por sua disponibilidade em nos atender”.


Texto extraído do artigo Retornar é educado, do consultor de vendas Ramon Barros.

(fonte: Material publicado na e-zine do site http://www.motivaonline.com.br”)

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