terça-feira, 18 de novembro de 2008

Socorro! Quero ser motivado!

* por Luiz Marins

Muitas pessoas ficam esperando que outras pessoas as motivem. Vão morrer esperando! É impossível motivar alguém. Só a própria pessoa é capaz de se motivar. Por quê? Porque só a própria pessoa é capaz de encontrar seus motivos para viver, para trabalhar, para fazer ou deixar de fazer.

Há pessoas que confundem motivação com emoção. Há pessoas que não entendem que, sendo o ser humano um ser racional, a motivação precisa ser encontrada pela razão e assumida com paixão e emoção. Mas a razão é que deve comandar o processo de motivação. É por isso que só pessoas motivadas podem vencer. Elas vencem porque sabem a razão, os porquês, os motivos de sua ação.

E uma pessoa realmente motivada sabe que a vida não é fácil, que há momentos em que é preciso redobrar a análise e o uso da razão e retomar a consciência dos motivos que conduzem a nossa vida. Nas dificuldades, nos momentos mais difíceis e desafiantes, é que conhecemos uma pessoa realmente motivada. Ela domina a sua vontade de desistir, de reclamar, de ter dó de si própria e, através da razão, entende que sempre haverá dificuldades e que elas só serão vencidas com esforço e comprometimento. Ela não fica esperando que alguém a motive. Ela própria busca, pela razão, novos motivos para continuar lutando e parte para a ação, com total domínio da vontade.

É fácil? Claro que não! Mas essa é a grande diferença entre o ser humano e os outros animais irracionais. O ser humano é capaz de encontrar os verdadeiros motivos para a sua ação em vez de agir somente com base em instintos e reações.

O ser humano, com o seu maior atributo - a liberdade - tem autonomia para decidir os motivos de sua vida, de entender o que é transitório e o que é permanente e definitivo e fazer as opções que julgar as melhores para si próprio, assumindo as conseqüências de suas decisões livres.

E os verdadeiramente motivados são aqueles que fizeram a opção pelos valores permanentes da ética, da honestidade, do respeito às pessoas. São os que cuidam de sua saúde e segurança. São os que valorizam a família, os amigos, e tudo o mais que o dinheiro não consegue comprar. Esses entenderam com profundidade o sentido da verdadeira motivação. E você?


Pense nisso. Sucesso!

5 comentários:

Wagner L. Moreno disse...

Otimo e com muito sentido! adorei

http://infocasa.blogspot.com

Camila disse...

Adorei esse texto! E me sinto uma pessoa motivada sim, me divido entre família, relacionamento, faculdade, academia, amigas... E Tô tirando tudo de letra!

=P

Beijinhos!!!
=***

Bela Ju disse...

muito legal, e uma verdd sem fim!
parabéns!!!
seu blog sempre lindo...
abraços,
JU

Vivian Sbrussi disse...

Olá amiguinhos!!!

Quando eu vi esse texto, eu pensei... ele é ótimo!!! Sem dúvidas um pouquinho diferente do que a gente tá acostumada a ler, pois existem vários meios para nos motivarmos, várias palestras, etc...mas se nós não quisermos nos motivar e nos mantermos motivados, de nada vão adiantar dicas, etc...Só depende de nós!!! Vamos dar o primeiro passo?

beijinhos pra vcs!!!

Vivian Sbrussi disse...

Wagner...obrigada por estar sempre acompanhando meus post...fico feliz em te ver por aqui!!!

Camila...mas que chique!!!Com certeza já está muiiito motivada mesmo!!! Continue sempre assim!!!Parabéns!!! Vc é uma vencedora!!!

Juuu, oiii!!! Obrigada pela visitinha...e pelo elogio...E que verdade, né?! Às vezes nós procuramos tanto as coisas e nem percebemos que a resposta está dentro de nós!

beijinhoooosss a todos e uma ótima semaninha