terça-feira, 18 de novembro de 2008

Socorro! Quero ser motivado!

* por Luiz Marins

Muitas pessoas ficam esperando que outras pessoas as motivem. Vão morrer esperando! É impossível motivar alguém. Só a própria pessoa é capaz de se motivar. Por quê? Porque só a própria pessoa é capaz de encontrar seus motivos para viver, para trabalhar, para fazer ou deixar de fazer.

Há pessoas que confundem motivação com emoção. Há pessoas que não entendem que, sendo o ser humano um ser racional, a motivação precisa ser encontrada pela razão e assumida com paixão e emoção. Mas a razão é que deve comandar o processo de motivação. É por isso que só pessoas motivadas podem vencer. Elas vencem porque sabem a razão, os porquês, os motivos de sua ação.

E uma pessoa realmente motivada sabe que a vida não é fácil, que há momentos em que é preciso redobrar a análise e o uso da razão e retomar a consciência dos motivos que conduzem a nossa vida. Nas dificuldades, nos momentos mais difíceis e desafiantes, é que conhecemos uma pessoa realmente motivada. Ela domina a sua vontade de desistir, de reclamar, de ter dó de si própria e, através da razão, entende que sempre haverá dificuldades e que elas só serão vencidas com esforço e comprometimento. Ela não fica esperando que alguém a motive. Ela própria busca, pela razão, novos motivos para continuar lutando e parte para a ação, com total domínio da vontade.

É fácil? Claro que não! Mas essa é a grande diferença entre o ser humano e os outros animais irracionais. O ser humano é capaz de encontrar os verdadeiros motivos para a sua ação em vez de agir somente com base em instintos e reações.

O ser humano, com o seu maior atributo - a liberdade - tem autonomia para decidir os motivos de sua vida, de entender o que é transitório e o que é permanente e definitivo e fazer as opções que julgar as melhores para si próprio, assumindo as conseqüências de suas decisões livres.

E os verdadeiramente motivados são aqueles que fizeram a opção pelos valores permanentes da ética, da honestidade, do respeito às pessoas. São os que cuidam de sua saúde e segurança. São os que valorizam a família, os amigos, e tudo o mais que o dinheiro não consegue comprar. Esses entenderam com profundidade o sentido da verdadeira motivação. E você?


Pense nisso. Sucesso!

5 comentários:

Pequeno Luiz disse...

Otimo e com muito sentido! adorei

http://infocasa.blogspot.com

Camila disse...

Adorei esse texto! E me sinto uma pessoa motivada sim, me divido entre família, relacionamento, faculdade, academia, amigas... E Tô tirando tudo de letra!

=P

Beijinhos!!!
=***

Bela Ju disse...

muito legal, e uma verdd sem fim!
parabéns!!!
seu blog sempre lindo...
abraços,
JU

εїз ViViAn ★ Sbrussi /(",)\ disse...

Olá amiguinhos!!!

Quando eu vi esse texto, eu pensei... ele é ótimo!!! Sem dúvidas um pouquinho diferente do que a gente tá acostumada a ler, pois existem vários meios para nos motivarmos, várias palestras, etc...mas se nós não quisermos nos motivar e nos mantermos motivados, de nada vão adiantar dicas, etc...Só depende de nós!!! Vamos dar o primeiro passo?

beijinhos pra vcs!!!

εїз ViViAn ★ Sbrussi /(",)\ disse...

Wagner...obrigada por estar sempre acompanhando meus post...fico feliz em te ver por aqui!!!

Camila...mas que chique!!!Com certeza já está muiiito motivada mesmo!!! Continue sempre assim!!!Parabéns!!! Vc é uma vencedora!!!

Juuu, oiii!!! Obrigada pela visitinha...e pelo elogio...E que verdade, né?! Às vezes nós procuramos tanto as coisas e nem percebemos que a resposta está dentro de nós!

beijinhoooosss a todos e uma ótima semaninha