sexta-feira, 2 de janeiro de 2009

SEGUINDO OS PASSOS DO ESTRESSE

* Por Ene - Nutricionista

1. ALERTA - SINAL VERMELHO:é o mecanismo que o corpo utiliza para fugir ou lutar, o qual ajudou o homem a sobreviver até então. Sob tensão, a glândula supra-renal (sobre os rins) produz os hormônios adrenalina e cortisol. Porém, o cortisol em altas doses e diariamente, estimula o apetite e ainda, de quebra, une-se a insulina estimulando a produção de uma enzima responsável pelo aumento de gordura abdominal. Os horríveis "pneus" ou como muitas dizem no consultório: "sempre tive estômago alto".


2. RESISTÊNCIA - DEFESA: o organismo mobiliza grande quantidade de cortisona, outro hormônio liberado em situações de estresse. Nessa situação, a gente engorda até mesmo com a boca fechada!!!! Ninguém merece!!


3. EXAUSTÃO - SOCORRO: os Radicais Livres (lembram deles?) entram em ação e o processo de agressão às células provoca doenças e aceleram o envelhecimento. Nessa fase, para piorar um pouco mais, o organismo absorve toxinas e o intestino deixa de funcionar com regularidade. Adivinha o que acontece? O ponteiro da nossa balancinha sobe! Assim não tem RA que resista, não é?


4. FALÊNCIA - EM OUTRAS PALAVRAS... DANOU-SE TUDO! O bombardeio hormonal faz com que o organismo perca o pouco de equilíbrio físico e psíquico que ainda tinha, aí os picos de ansiedade ficam incontroláveis e levam a pessoa a comer além da conta.



A exposição prolongada ao estresse pode levar a uma doença física ou emocional.


(fonte: http://nutrene.blogspot.com/)

Nenhum comentário: