sexta-feira, 13 de fevereiro de 2009

Planeje a sua saúde

Entrevista com a educadora em diabetes Mariangélica Oliveira da Silva, do Hospital do Fundão

O novo ano está apenas começando e, como muitas pessoas costumam eleger alguns objetivos cada vez que um novo calendário se inicia, que tal começar 2009 planejando alguns pequenos passos que podem levar à melhor qualidade de vida e à boa saúde?

A pedido do www.diabetesnoscuidamos.com.br, a educadora em diabetes Mariangélica Oliveira da Silva, do Hospital Universitário Clementino Fraga Filho (Hospital do Fundão), da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), fez uma relação de atitudes que podem e devem ser adotadas pelos diabéticos e - por que não? - pela população em geral que está preocupada em ter hábitos de vida saudáveis.

Evite o fumo – o cigarro é responsável por diversas doenças, entre elas as cardiovasculares às quais o diabético está mais sujeito. Existem diversos programas de combate ao fumo que podem ajudar o interessado em largar o hábito e que podem ser encontrados em hospitais e associações diversas. Buscar auxílio nesses locais, que contam com pessoas especializadas na orientação ao fumante, pode facilitar o abandono do vício.

Alimente-se bem e corretamente – A alimentação é um dos pilares do bom controle do diabetes. Comer de maneira adequada significa ingerir itens de todos os grupos alimentares, garantindo o consumo de proteínas, vitaminas, carboidratos, gorduras, sais minerais e outros nutrientes. O certo é, também, fazer de cinco a seis refeições por dia, com porções pequenas em cada uma delas.

Fique de olho no peso – O sobrepeso é um dos fatores responsáveis pelo aparecimento do diabetes tipo 2 e colabora para o mau controle glicêmico. Estar muito acima do peso pode aumentar o risco de diversas doenças e agravar quadros já existentes. Para verificar se seu peso está dentro dos padrões de normalidade, calcule seu IMC (Índice de Massa Corpórea) e tome as providências para adequá-lo ao desejável.

Faça exercícios – Vale tudo para não ficar parado. O sedentarismo é outro fator de risco para o aparecimento do diabetes tipo 2 e a atividade física é importantíssima para facilitar o controle da glicemia. A opção pode ser freqüentar uma academia, fazer parte de atividades em um clube, programar caminhadas com amigos, andar de bicicleta. O que conta é se mexer e fazer isso com regularidade. Podendo, o ideal é reservar um horário todos os dias para uma atividade física, de preferência alguma que lhe dê prazer.

Hidrate-se – Em qualquer tempo, mas principalmente no verão, não se esqueça da água. Hidrate-se bem e, no calor, evite expor-se ao sol nos horários de maior calor.

Acompanhe sua glicemia – Fazer os testes de ponta de dedo ajuda a manter melhor controle do açúcar no sangue. Com os resultados periódicos, é possível fazer os ajustes apropriados nas doses de insulina, na quantidade e qualidade da alimentação e na prática de atividades físicas. Faça seus testes com a periodicidade recomendada pelo médico.

Faça consultas médicas regulares – Ter vida saudável com diabetes exige que o acompanhamento médico seja uma regra na sua rotina. Consulte seu endocrinologista nos períodos que ele recomenda, faça um acompanhamento nutricional com o nutricionista, visite o dentista a cada seis meses e não se esqueça dos exames anuais com o oftalmologista.

Com esse pequeno manual de conduta, você terá, com certeza, um feliz 2009!


(fonte: http://www.diabetesnoscuidamos.com.br/materia.asp?id=1269)

Nenhum comentário: