quarta-feira, 30 de abril de 2008

cólica...cólica...


Aiaiiaiaiaiai...e pra completar o friozinho...aquela c-ó-l-i-c-a.

Já que eu estou com cólica, vou aproveitar pra falar um pouquinho sobre ela...


CÓLICA MENSTRUAL


Cólica menstrual é o sintoma normal que acompanha a menstruação. Também é chamada de dismenorréia e afeta 50% das mulheres em idade fértil.
Juntamente com a Tensão Pré-Menstrual é uma das principais queixas das mulheres, responsável por perda de dias inteiros de estudo ou trabalho.
Ao contrário do que se pensava antigamente a cólica menstrual tem tratamentos muito eficazes que melhoram muito a qualidade de vida da mulher nestes dias.

Sintomas:

O principal sintoma é a dor no baixo ventre ou na barriga e em algumas mulheres a dor parece vir das costas para a frente. É uma dor em cólica ou seja vai e volta. Costuma aparecer algumas horas antes ou junto com a menstruação. Geralmente toda a região do abdômem fica dolorida e pode ser acompanhada de sintomas gerais como:
- Enjôos;
- Diarréia;
- Vômitos;
- Cansaço;
- Dor de cabeça;
- Nervosismo;
- Vertigem e até mesmo desmaios.

Dismenorréia Primária

É a cólica normal ou fisiológica e atinge perto de 50% das mulheres. Costuma aparecer logo após as primeiras menstruações.
Para se entender o mecanismo da cólica é preciso entender o que é a menstruação. A menstruação é a limpeza da camada interna do útero que foi preparada durante o ciclo menstrual para receber uma gravidez. O organismo feminino para evitar uma perda excessiva de sangue que acompanha esta limpeza faz com que o útero se contraia. Quem realiza este processo é uma substância chamada prostaglandina que também é responsável pela dor. Portanto a Dismenorréia Primária é uma condição normal do ciclo menstrual de algumas mulheres.

Dismenorréia Secundária

Já na dismenorréia secundária existe uma causa para a dor. Uma característica é que ela não aparece logo após o início da menstruação mas geralmente após alguns anos ou após algum fato. Entre as causas mais comuns de dismenorréia secundária estão:
- Alterações nos ovários;
- Alterações no útero;
- Endometriose;
- Hímen sem orifício para sair a menstruação;
- Uso de Diu;
- Miomas;
- Malformações Uterinas;
- Doença Inflamatória Pélvica.

É imprescindível a consulta a um(a) médico(a) ginecologista para estabelecer a causa da dor e o tratamento.


Tratamento

O tratamento da dismenorréia primária é a base de anti-inflamatórios não-esteróides (AINEs). Estes medicamentos bloqueiam as prostaglandinas e portanto bloqueiam a dor. É muito importante que eles sejam tomados logo ao primeiro sinal de menstruação ou dor, o que vier primeiro, para evitar a formação das prostaglandinas. Apesar de muitos eficazes, alguns grupos de anti-inflamatórios podem atacar o estômago e intestinos, mas já existem grupos onde este efeito é minimizado.
No caso da dismenorréia secundária também os (AINEs) podem ser utilizados, mas é importante que a causa da cólica seja estabelecida para se fazer o tratamento eficaz.
Uma medicação que também pode ser usada é a pílula anticoncepcional.
Mas lembre-se, como a cólica é uma manifestação normal do organismo feminino não existe doença, não existe cura, os sintomas melhoram muito somente enquanto a medicação for usada.
O melhor caminho para descobrir as causas e tratar a cólica menstrual é consultar um ginecologista. O ginecologista é o clínico da mulher e, portanto, a pessoa mais indicada para recomendar o melhor tratamento.
É importante ressaltar que não é preciso sofrer todos os meses com esta doença já que existem tratamentos eficazes.

(fonte: http://www.gineco.com.br/colica7.htm)

Solução natural: dieta e exercício físico

* Evitar - substâncias estimulantes, como derivados de cafeína, cola e xantina
* Não fume!
* Reduzir - uso de bebida alcóolica, sal marinho e açúcar refinado
* Preferir - alimentos diuréticos, como morango, melância, salsa e agrião.
* Em sua dieta, dê preferência a verduras e legumes.
* Habitue-se a dormir bem
* Pratique exercício físico regularmente, eles propiciam o auto-controle e estimulam a produção de beta-endorfinas no organismo. As atividades mais recomendadas são: hidroginástica, yoga, tai-chi-chuan e massagens relaxantes.
(fonte: http://www.acessa.com/arquivo/mulher/dicas/2000/11/17-Colica/)

Nenhum comentário: