quinta-feira, 10 de abril de 2008

VALIDADE DOS MEDICAMENTOS

O prazo de validade dos medicamentos é determinado em função de vários estudos, bem como seus respectivos resultados, que são apresentados à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Órgão regulador do Ministério da Saúde para avaliação e aprovação do seu registro nas condições específicas em vigor). A determinação do prazo de validade dos medicamentos passa por estudos de estabilidade realizados em laboratórios. Cálculos matemáticos definem a partir de qual data não serão mais garantidas as condições de segurança e eficácia dos produtos.

Durante o seu prazo de validade, armazenando adequadamente o produto não será alterado quanto às características químicas, físico-químicas e microbiológicas sem fazer danos à saúde do consumidor.Todos os medicamentos submetidos à avaliação pela área de registro da Agência Nacional de Vigilância Sanitária, que tenham seus registros concedidos, são seguros e eficazes até a data fixada na sua embalagem, se mantidas as condições de armazenagem contidas nos rótulos e bulas dos medicamentos.
Nome: O nome do medicamento deve ser conferido com atenção.

Validade: Deve ser considerado o último dia do mês de sua validade para efeito de eficácia.

Lote: Este número indica o registro de toda a fabricação do medicamento. Através dele levantamos todo o histórico do produto dentro de um número específico de quantidade. Isto dá subsídio também para detectar a amostragem da análise e define toda a procedência do produto.

CUIDADO: O prazo de validade do medicamento na embalagem fechada pode não ser o mesmo do produto após o início de sua utilização. Colírios após abertos e suspensões após preparadas, por exemplo, possuem validade menor que a do produto inicial.

LEMBRE-SE: Os medicamentos são produtos importantes para a sua saúde, mas também são produtos de alto risco podendo causar uma série de problemas.


Exija medicamentos de boa procedência.

CLAUDIA PIOVEZAN ZAMUNER - PROFISSIONAL DO IEC

(retirado do site: http://www.tiete.sp.gov.br/default.asp?CID=62)


Por exemplo: se a validade de um determinado medicamento é 01/09, isso quer dizer que a sua validade vai até o dia 31 de janeiro de 2009, logo, até o dia 31 o laboratório garante a sua qualidade e eficácia.

Mas um fato importante é o seguinte: o medicamento depois de aberto, na maioria das vezes, perde a validade da embalagem e passa a vigorar o tempo indicado na bula, o qual será menor.

Um comentário:

Fábio disse...

Ótimo post Vivian, estes dias me deparei com um consumidor que queria adquirir o mesmo medicamento que já tinha por achar que este estava velho, porém a validade dele era até 10/2010. Muitos por passar mais de 1 ano o medicamento acham que ele já deve estar ruim e compram outro sem necessidade.