Por Luiz de Paiva
O empreendedor tem seu negócio como um elemento essencial em sua vida. Mostrar empolgação em relação à sua empresa faz parte de sua rotina, mas deve-se ter cuidado com exageros. Nem todos compartilham esta empolgação, e nem todos querem que as conversas fiquem concentradas em seu empreendimento.
Saber balancear adequadamente sua empolgação em relação aos negócios e às vendas é uma habilidade importante para o empreendedor. Não existe regra única, já que cada pessoa tem sua personalidade e reagirá de forma diferente durante a comunicação. No entanto, o fato é que existe uma linha tênue entre o ponto em que você está atraindo a pessoa para seu negócio e o momento em que ela é afastada.
Este conceito afeta o empreendedor nos negócios, com a família e com amigos:
Negócios
Clientes e parceiros devem ter informações sobre sua empresa, mas existe uma dose certa. Ao avaliar sua comunicação, parta do princípio de que cada informação somente deve ser enviada se ela gera algum benefício para o cliente ou parceiro. Nada de enchê-los de folhetos, emails e apresentações. Monte um pacote enxuto que seja o suficiente para que fiquem claros os benefícios de vocês fazerem negócios justos.
Amigos
Você pode conhecer bem seus amigos, mas não superestime o quando eles querem ouvir sobre seu trabalho. Não pareça um “mala” que só sabe ficar falando de seus novos projetos e dos negócios que fechou. Pior mesmo é quando a conversa entre amigos se torna uma competição de quem conta mais vantagens sobre seu empreendimento. Fique atento a sinais de que você e seus amigos deveria estar pensando menos em negócios e mais em relaxar.
Família
Sua família é mais diretamente afetada por seus negócios, portanto é natural que tenham um interesse maior sobre o que acontece em sua empresa. Além disso, é comum que a família de um empreendedor também trabalhe no negócio. Mesmo assim, há limites. Deve-se entender qual é o momento para falar do trabalho e quais são os instantes no qual a vida em família deve estar totalmente distante dele.
Em resumo, o essencial é estabelecer limites. Para benefício de seus negócios e das pessoas próximas a você.
Luiz de Paiva
Engenheiro, Consultor e Gerente de Projetos.
(fonte: http://ogerente.com/empreendaja/2009/01/11/comunicacao-na-dose-certa/)
Nenhum comentário:
Postar um comentário