Há muito tempo tenho afirmado que o slogan “cliente está em primeiro lugar” pode ser um tiro no pé e até ser taxado de propaganda enganosa, pois, em alguns casos, surge uma disputa (verdadeira guerra) pela conquista de novos clientes deixando claro que o novo vale mais do que cliente fidelizado. Esta situação está ocorrendo atualmente com as operadoras de telefonia móvel que através da portabilidade as táticas de guerrilha ficaram mais evidenciadas. Antes já existiam planos estratégicos com táticas suicidas visando captar o cliente da concorrência, porém, agora escancaram de vez. Abaixo matéria veiculada na mídia nacional que trata sobre o assunto.
Guerra de promoções (O Dia Online) - Rio - De olho na portabilidade (permissão de troca de operadora com manutenção do número do telefone), as empresas do setor começaram uma nova temporada de ofertas e promoções para tirar clientes da concorrência. O serviço entrou em vigor ontem no Estado do Rio. Os prêmios incluem casa, carro e dinheiro, além de bônus, recargas gratuitas e cartões-presentes de até R$ 400 para gastar como quiser.
Vejam a que ponto chegou: existem casos que um só cliente pode ganhar todos os prêmios oferecidos - casa, carro, bônus, etc. Claro que vender para novos clientes é uma das formas de se vender mais; que vale a lei da oferta e procura no mercado; que quem pode mais chora menos; que se a concorrência corre, nós devemos voar, tudo bem. A pergunta que não quer calar é a seguinte: durante anos estas mesmas operadoras fizeram de tudo para fidelizar seus clientes e agora investem milhões para conquistar novos clientes sem oferecerem nada para que os já fidelizados continuem na operadora atual? Sou cliente da mesma operadora há 12 anos, recebo todos os dias propostas para mudar, até agora não recebi nada para ficar naquela que sou fiel tantos anos. Imaginem se a moda pega em outros segmentos, será uma verdadeira zorra total. Todo mundo mudando de concessionária, lojas do varejo, serviços, simplesmente porque a proposta para mudar é mais atraente do que para ficar. Com certeza isso não irá muito longe, porém, poderá abrir uma bolha no mercado, com sérios riscos de estourar e não se ter solução imediata.
Por outro lado a portabilidade é um mal necessário e veio em boa hora, fazendo com que algumas operadoras mudem sua forma de tratar seus clientes melhorando a qualidade dos serviços e atendimento. É nisso que todas deveriam investir. Só dar prêmios e ofertar serviços de baixa qualidade fará todo este esforço ir para o ralo. Uma abertura na lei permitirá que o cliente mude quantas vezes desejar de uma para outra operadora, observando valor de multa rescisória prevista em contrato entre operadora e cliente, que é relativamente baixa e uma vez paga pode entrar novamente no leilão de ofertas.
Para finalizar: estou seriamente pensando mudar de operadora, pois tenho recebido boas propostas que o meu plano atual não contempla, porém a única dúvida é pelo fato de que se já tenho problemas com a atual será que terei tratamento diferenciado, merecido e transparente por outra? Gostaria de ser bem tratado sempre, não conquistado por prêmios, mas sim por bons serviços, ter minha operadora do meu lado, tratando da minha conta como algo precioso. Doze anos, três linhas de telefonia móvel e internet móvel. E não ser procurado para ficar?
E você como está sua relação com sua operadora?
(fonte: http://www.ogerente.com.br/)
Guerra de promoções (O Dia Online) - Rio - De olho na portabilidade (permissão de troca de operadora com manutenção do número do telefone), as empresas do setor começaram uma nova temporada de ofertas e promoções para tirar clientes da concorrência. O serviço entrou em vigor ontem no Estado do Rio. Os prêmios incluem casa, carro e dinheiro, além de bônus, recargas gratuitas e cartões-presentes de até R$ 400 para gastar como quiser.
Vejam a que ponto chegou: existem casos que um só cliente pode ganhar todos os prêmios oferecidos - casa, carro, bônus, etc. Claro que vender para novos clientes é uma das formas de se vender mais; que vale a lei da oferta e procura no mercado; que quem pode mais chora menos; que se a concorrência corre, nós devemos voar, tudo bem. A pergunta que não quer calar é a seguinte: durante anos estas mesmas operadoras fizeram de tudo para fidelizar seus clientes e agora investem milhões para conquistar novos clientes sem oferecerem nada para que os já fidelizados continuem na operadora atual? Sou cliente da mesma operadora há 12 anos, recebo todos os dias propostas para mudar, até agora não recebi nada para ficar naquela que sou fiel tantos anos. Imaginem se a moda pega em outros segmentos, será uma verdadeira zorra total. Todo mundo mudando de concessionária, lojas do varejo, serviços, simplesmente porque a proposta para mudar é mais atraente do que para ficar. Com certeza isso não irá muito longe, porém, poderá abrir uma bolha no mercado, com sérios riscos de estourar e não se ter solução imediata.
Por outro lado a portabilidade é um mal necessário e veio em boa hora, fazendo com que algumas operadoras mudem sua forma de tratar seus clientes melhorando a qualidade dos serviços e atendimento. É nisso que todas deveriam investir. Só dar prêmios e ofertar serviços de baixa qualidade fará todo este esforço ir para o ralo. Uma abertura na lei permitirá que o cliente mude quantas vezes desejar de uma para outra operadora, observando valor de multa rescisória prevista em contrato entre operadora e cliente, que é relativamente baixa e uma vez paga pode entrar novamente no leilão de ofertas.
Para finalizar: estou seriamente pensando mudar de operadora, pois tenho recebido boas propostas que o meu plano atual não contempla, porém a única dúvida é pelo fato de que se já tenho problemas com a atual será que terei tratamento diferenciado, merecido e transparente por outra? Gostaria de ser bem tratado sempre, não conquistado por prêmios, mas sim por bons serviços, ter minha operadora do meu lado, tratando da minha conta como algo precioso. Doze anos, três linhas de telefonia móvel e internet móvel. E não ser procurado para ficar?
E você como está sua relação com sua operadora?
(fonte: http://www.ogerente.com.br/)
Nenhum comentário:
Postar um comentário