domingo, 10 de maio de 2009

Os 5 Macacos

Um grupo de cientistas colocou cinco macacos numa sala de testes. Bem ao centro, havia uma escada e, sobre ela, um cacho de bananas. Quando um macaco subia na escada para pegar as bananas, um jato de água fria era acionado em cima dos que estavam no chão.

Depois de certo tempo, quando um macaco ia subir a escada, os outros o pegavam e enchiam de pancada. Com mais algum tempo, nenhum macaco subia mais a escada, apesar da tentação das bananas.

Então os cientistas substituiram um dos macacos por um novo. A primeira coisa que ele fez foi subir a escada, dela sendo retirado pelos outros, que o surraram. Depois de algumas surras, o novo integrante do grupo não subia mais a escada.

Um segundo macaco veterano foi substituído e o mesmo ocorreu, tendo o primeiro substituto participado com entusiasmo na surra ao novato.

Um terceiro foi trocado e o mesmo ocorreu.

Um quarto, e afinal o último dos veteranos, foi substituído.

Os cientistas, então, ficaram com um grupo de cinco macacos que mesmo nunca tendo tomado um banho frio, continuavam batendo naquele que tentasse pegar as bananas. Se possível fosse perguntar a algum deles porque eles batiam em quem tentasse subir a escada, com certeza a resposta seria:

- "Não sei, mas as coisas sempre foram assim por aqui".


Telmo explica: neste irônico texto de Rogério Martins, ele comenta o conformismo e o despreparo que rege a profissão e/ou carreira de muitas pessoas através dessa estória.
(fonte: Telmo Giani em sua comunidade Farmaconhecimento no site NaFarmácia da EMS -

Um comentário:

Clarissa Oliveira disse...

Isso é verdade!
Muita gente age automaticamente, sem parar pra pensar no porquê está fazendo. Fazem porque os outros também fazem.
Devemos desenvolver a nossa criatividade, inovar, buscar o novo, o alternativo, afinal somos um povo criativo, temos o famoso "jeitinho brasileiro". Vamos então fazer bom uso desse jeitinho e buscar novos caminhos.
Beijos...